10 Lugares encantadores que mostram que é possível viver sem carro

Posted on

Quando pensamos em lugares em que não se pode usar carro, pensamos logo em Veneza, mas o fato é que existem muitos outros locais no mundo em que as pessoas não utilizam automóveis movido a combustível.

Apesar de acharmos isso difícil, a vida nesses lugares parece ser boa e tranquila. Conheça abaixo alguns lugares que mostram que você pode viver sem depender totalmente dos veículos motorizados.

1 – Zermatt, Suíça

A cidade de Zermatt é livre de carros e outros veículos movidos a combustível para evitar que a poluição do ar obscureça a visão da icônica montanha Matterhorn. As empresas locais estão autorizadas a usar carros elétricos.

2 – Holbox, México

Nessa ilha mexicana não há ruas pavimentadas e o principal meio de transporte é a bicicleta. Além de não ter carros, também não há correios, bancos e prédios altos.

3 – Halibut Cove, Estados Unidos

Halibut Cove é um pequeno bairro no Alasca, onde muitas casas e empresas são construídas sobre palafitas na água. Neste local, o principal meio de transporte é o barco.

4 – Ilha Mackinac, Estados Unidos

Os veículos motorizados são proibidos para evitar assustar os cavalos. Somente veículos de emergência, como ambulâncias e patrulhas, são permitidos na ilha.

5 – Clovelly, Inglaterra

Os veículos motorizados não podem acessar a rua principal da vila, então as mercadorias que entram em Clovelly são entregues em uma espécie de trenó.

6 – Giethoorn, Holanda

Giethoorn é um local formado por canais de água e pequenas “ilhas”, de modo que os moradores precisam estacionar fora da cidade. Dentro dela, a única forma de se locomover é de barco, bicicleta e a pé.

7 – La Cumbrecita, Argentina

La Cumbrecita é uma cidade com foco no ecoturismo que lembra as pequenas cidades alemãs do século XV. O visitante deve estacionar o carro antes de entrar neste local.

8 –  Hidra, Grécia

Na ilha de Hidra é proibido o uso de carros e motocicletas. O único veículo motorizado permitido são os caminhões de lixo. O transporte público consiste em mulas, burros, cavalos e barcos.

9 – Civita di Bagnoregio, Itália

A única forma de entrar neste local é através de uma ponte pedonal, mas para satisfazer as necessidades dos residentes, pode por vezes ser atravessada de bicicleta e moto.

10 – Veneza, Itália

Veneza é a maior zona urbana sem carros da Europa. Embora o meio de transporte mais conhecido seja a gôndola, os locais costumam ser transportados em barcos coletivos.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)