Artista constrói floresta do futuro no México com três toneladas de plástico reciclado

Posted on

A reciclagem é algo de suma importância para o planeta, pois evita que o lixo se amontoe ainda mais nas cidades, mas nem todas as pessoas valorizam isso. O artista e ativista Thomas Dambo, definitivamente, não é uma dessas pessoas. Com ajuda de outros colegas, muita determinação e criatividade, ele construiu uma “floresta do futuro” na Cidade do México, utilizando três toneladas de plástico reciclado.

Thomas Dambo já trabalhou em várias atividades, inclusive como designer gráfico, cantor de rap e artista de graffiti. Mas, nos últimos dez anos, ele está focado em produzir grandes esculturas e instalações feitas de lixo.

Na Cidade do México, as pessoas que fazem reciclagem são chamadas de “Pepenadores”, e com a ajuda delas, de Thomas, mais de 700 alunos, um orfanato, um lar de idosos e mais de 100 voluntários, foram transformadas 3 toneladas de lixo plástico em uma floresta de plástico colorido de 500 m² repleta de flores, árvores e animais esculpidos.

“Meu mantra é que o mundo não precisa se afogar no lixo; podemos construir um futuro brilhante para o mundo se nos tornarmos mestres da reciclagem. E assim eu construo grandes projetos como a floresta do futuro e muitos outros para inspirar, ensinar e mostrar as possibilidades escondidas em nosso lixo”, afirma Dambo.

A floresta do futuro está repleta de vida selvagem exótica

“Foi um projeto de extremos, um dia catando plástico no aterro sanitário da favela, construindo animais com as crianças locais em uma oficina e na mesma noite mostrando o que fizemos para o prefeito da Cidade do México e para os ricos e famosos.”

“Demoramos 8 semanas para coletar o lixo e construir a floresta, que agora está em exibição no jardim botânico de Chapultepec, onde poderá ser encontrada pelos próximos meses.”

“As pessoas não veem para onde seu lixo vai e não conhecem as pessoas que lidam com ele. Eu acredito que devemos celebrar essas pessoas.”

“Minha parte favorita foi que, por uma hora e meia, consegui levar as 20 crianças ao aterro sanitário no centro da Cidade do México para ver a instalação que ajudaram a criar. Elas nunca tiveram a oportunidade de ir lá, mas agora elas faziam parte desta grande instalação de arte que milhares de pessoas vieram ver, e elas estavam muito orgulhosas e felizes.”

É possível conferir o processo de transformação de resíduos na Floresta do Futuro aqui.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)