10 Costumes dos chineses que fazem a China parecer um universo à parte

Posted on

Visitar um país novo é desafiador, já que o choque cultural pode surpreender as pessoas positiva ou negativamente. Os costumes das pessoas podem mudar muito de país para país e isso á bastante interessante.

A China, especialmente, é um país muito peculiar, com características que podem ser demasiadamente atípicas em outros lugares, e isso acaba despertando a curiosidade do mundo. Veja abaixo alguns costumes chineses que provavelmente são desconhecidos no mundo ocidental e que fazem a China ser um universo à parte.

1 – As pessoas cochilam em qualquer lugar

Na China, a maioria das pessoas trabalham muito, então elas aproveitam para tirar um cochilo em qualquer cantinho que se encontrem, como nos transportes públicos e em bancos das praças.

2 – Muitas mulheres usam facekinis para ir à praia

O facekini é uma máscara que cobre a cabeça dos banhistas, revelando apenas os olhos, o nariz e a boca. Ele não apenas protege o rosto das mulheres da exposição ao sol, mas também de águas-vivas e algas.

3 – A noiva precisa chorar de propósito uma semana antes do casamento

Este antigo costume tem sido seguido em muitas áreas da província de Sichuan há séculos. A história conta que uma mãe chorou aos pés da filha no final do casamento, implorando para que ela não a deixasse. Hoje em dia, em áreas que ainda seguem a prática, as noivas são obrigadas a chorar todos os dias da semana ou até no mês que antecede o casamento.

4 – Deixar comida no prato é um bom sinal

Na China, deixar comida no prato é um sinal de educação, ao contrário da maioria dos outros países, onde evita-se isso ao máximo. No entanto, em 2020, o país lançou uma campanha para reduzir o desperdício de alimentos depois que o presidente considerou muito altas as quantidades de alimentos descartados.

5 – A polícia às vezes usa gansos em vez de cães de guarda

Em lugares como a província de Xinjiang, a polícia usa gansos domesticados em vez de cachorros para ajudar na guarda. Isso acontece porque os gansos podem ser muito territoriais e não param de bater suas asas e gritar até que um intruso vá embora.

6 – É muito comum os chineses usarem pijamas em público

Os pijamas que o mundo ocidental usa apareceram pela primeira vez na China no século XX e eram muito caros. Somente pessoas com alto poder aquisitivo podiam comprá-los e usá-los em público era uma forma de exibir sua riqueza. Mesmo hoje em dia, quando quase todos podem comprar pijamas, usá-los fora de casa é uma questão de alto status e significa que alguém não precisa trabalhar.

7 – As mulheres Red Yao cortaram o cabelo apenas uma vez na vida

Huangluo Yao é uma pitoresca vila chinesa escondida na natureza, onde o povo Red Yao reside. A vila tem apenas 600 moradores e o que chama atenção é o tamanho do cabelo das mulheres. O segredo do comprimento é uma mistura feita de água de arroz fermentada e outros ingredientes que elas usam para enxaguar o cabelo depois de lavá-lo.

8 – Os presentes devem ser recusados algumas vezes antes de serem aceitos

Quando os chineses recebem presentes, eles costumam recusá-los pelo menos uma vez antes de aceitá-los. Não é porque eles não gostam do presente, mas para eles, é um sinal de educação. Além disso, os chineses não gostam quando outras pessoas lhes compram presentes caros, pois eles entendem isso como uma forma de suborno.

9 – Os chineses costumam cuspir em público

Embora cuspir seja considerado nojento nos países ocidentais, na China é considerado uma ação de limpeza. Foi só nos últimos anos que muitas campanhas foram iniciadas para ensinar as pessoas a se absterem desse hábito, principalmente por razões sanitárias. Em Pequim, em particular, foi cobrada uma multa de quem fosse pego cuspindo em público antes das Olimpíadas.

10 – Os chineses gostam de beber água quente

Os chineses acreditam que água quente pode tratar vários tipos de doenças. Esse costume ocorre desde o século IV AEC, quando as pessoas pensavam que, ao beber água quente, os elementos ying (bons) e yang (maus) do corpo se tornariam equilibrados.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)