9 Fatos curiosos sobre Portugal que fazem dele um lugar único na Europa

Posted on

Portugal é um dos países mais antigos da Europa, com cerca de 10 milhões de habitantes e muito procurado por brasileiros que querem morar no exterior. Isso desperta a curiosidade pelo país, que tem as praias mais limpas do planeta e uma população que adora futebol. Veja abaixo algumas curiosidades sobre esse país fascinante.

1 – A maioria das sobremesas locais é feita de gemas

Existe uma enorme variedade de sobremesas à base de gema de ovo em Portugal. As gemas são adicionadas à massa, recheios e até mesmo cristalizadas como um prato separado.

2 – Um dos McDonald’s mais belos do mundo

Segundo os viajantes, o restaurante mais bonito da rede McDonald’s fica em Portugal. Ele está localizado em um prédio antigo e seu interior tem elementos art déco preservados, como lustres de cristal, baixos-relevos e vitrais coloridos feitos por artistas renomados. As pessoas costumam chamá-lo de “McDonald’s imperial”.

3 – O Estado ajuda a dar nomes aos recém-nascidos

O país tem listas de nomes permitidos e proibidos que foram aprovados no Legislativo. A primeira lista inclui nomes portugueses, pois ajudam o país a manter a sua identidade. A lista de nomes proibidos contém uma série de nomes de culturas populares, como Ben-Hur, Nirvana e Hendrix.

Se os pais decidirem dar um nome ao bebê, ignorando a lista de nomes permitidos, as autoridades estaduais têm que permitir. No entanto, também existem motivos de recusa – como no caso de nomes que não parecem ser de Portugal ou não correspondem ao sexo do bebê.

4 – Os portugueses não costumam jantar antes das 20h

Os portugueses gostam de comer tarde. A última refeição do dia acontece entre às 20h00 e às 22h00. Para o jantar, os restaurantes costumam abrir às 19h. Na primeira hora em que estão abertos, geralmente ficam vazios.

5 – Tradição do “bananeiro”

No dia 24 de dezembro, milhares de pessoas se reúnem na cidade portuguesa de Braga para comemorar a tradição do “bananeiro”. Várias horas antes da ceia de Natal em família, moradores e visitantes da cidade comemoram o início do feriado comendo uma banana e bebendo um drink.

6 – Papel higiênico ou água?

Muitas pessoas em Portugal não usam papel higiênico em casa. Aparentemente, é considerado um desperdício injustificado em comparação com um bidê. Não estamos dizendo que eles não usem – usam sim, inclusive, jogam-no no vaso e não numa lixeirinha. A instalação de bidês em banheiros é obrigatória desde 1975, embora uma empresa conhecida, a Renova, produza papel higiênico colorido para exportação por lá.

7 – Os portugueses ficam irritados quando alguém come enquanto anda pelas ruas

A população local muitas vezes se sente insultada ao ver uma pessoa caminhando e comendo. Fazer as refeições em Portugal é um ritual sagrado, e as pessoas devem fazer suas refeições tranquilamente, sentadas em algum lugar. Consumir alimentos andando nas ruas é um sinal de falta de educação em Portugal.

8 – É costume dar presentes aos funcionários sem motivo

Em Portugal, um presente a um colega de trabalho ou subordinado é um sinal de respeito, e não é considerado “puxação de saco”. Geralmente os presentes são dados no início das reuniões de negócios. Livros, bebidas, gravatas e lenços podem servir como presentes apropriados, e recusá-los é sinal de falta de educação. Além disso, as empresas portuguesas dão presentes aos seus clientes.

9 –  É proibido fazer xixi na praia

Há uma proibição oficial em Portugal que muitas vezes aparece em várias listas de leis estranhas da Europa. Não se pode fazer xixi no mar por lá, caso contrário, a pessoa pode ser presa. Mas o difícil é pegar em flagrante alguém fazendo isso.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)