24 Fatos que tornam a vida em Portugal fascinante

Posted on

Muitos brasileiros estão buscando oportunidades de morar em Portugal, pela qualidade de vida que o país oferece. Além disso, o país recebe muitos turistas de todo o mundo, em razão de suas paisagens, praias, culinária local e patrimônios mundiais. Conheça um pouco da cultura única de Portugal e suas características fascinantes.

1 – Sobrenomes em Portugal são bem longos

A foto abaixo mostra a atriz e modelo portuguesa Victoria Guerra. Seu nome completo é Victoria Deborah Lark Guerra. Os sobrenomes de muitos residentes locais consistem em duas partes: a primeira vem do pai e a segunda, da mãe. Em algumas famílias, além dos sobrenomes dos pais, são também adicionados os sobrenomes dos avós, que também são duplos, formando nomes longos e difíceis de pronunciar. Além disso, muitos portugueses possuem nomes duplos, como Maria-Louise, por exemplo.

2 – Um cão que não causa alergia

O cão de água português é um cachorro quase hipoalergênico. Ele não costuma soltar tantos pelos como as outras raças, além disso, possui uma personalidade muito tranquila, sendo um excelente cão de companhia, principalmente para quem sofre de alergia a pelos.

3 – Os portugueses valorizam a beleza natural

As mulheres de Portugal não se importam tanto com maquiagens e extravagâncias no visual. Pelo contrário, elas gostam de ser mais naturais e se aceitam do jeito que são. Não há muitos salões de beleza em Lisboa e os seus serviços não são muito diversificados.

4 – Tomate e azeite sempre

Os pratos nacionais destacam-se pela abundância de tomate e azeite. Tomates são cozidos com arroz, peixe e frutos do mar e também são usados para cozinhar sopas. O azeite é um produto ainda mais popular, e é usado em uma grande variedade de pratos.

5 – Festividades coloridas

Portugal realiza três carnavais por ano. Os carnavais são a melhor época para visitar Portugal porque se pode mergulhar na cultura do país, experimentar vários pratos típicos e participar das festas. Além disso, todos os anos, no dia 23 de junho, a cidade do Porto celebra a festa mais colorida do país – a Festa de São João.

6 – Portugal é o principal fabricante mundial de cortiça

A produção de cortiça é sustentável porque não precisa destruir árvores. Os portugueses usam cortiça para produzir rolhas para garrafas e criar vários acessórios como bolsas, chapéus e sapatos. Outra vantagem da cortiça é que ela pode perfeitamente suportar temperaturas frias e chuva.

Tudo feito em cortiça

7 – Os portugueses não se preocupam com perfeição em relação ao corpo

Em Portugal, as mulheres sabem que devem amar seu corpo e respeitar os corpos das outras pessoas como são. Lá, elas não têm vergonha de estrias, celulites e quilinhos a mais, e não fazem questão de esconder essas características.

8 – Fado

Uma das principais características da cultura portuguesa é o “Fado”, que é um estilo de música repleto de melancolia. Ele inclui canções com melodias tristes que falam principalmente de saudade e amor não correspondido.

9 – Pontes mais longa e mais curta

Lisboa tem uma das maiores pontes da Europa – a ponte Vasco da Gama, com altura de 148 metros e comprimento de 12.345 m. E tem também a ponte El Marco, que tem apenas 10,5 pés de comprimento, o que a torna a ponte internacional mais curta do mundo, ligando Portugal a Espanha.

10 – A natureza em Portugal preservou os vestígios dos dinossauros

O Cabo Espichel é uma falésia onde se avistam os vestígios de dinossauros que viveram há milhões de anos. Não é fácil chegar até lá, porque os vestígios foram preservados apenas em encostas íngremes, no entanto, eles são vividamente visíveis.

11 – A livraria mais antiga em funcionamento fica em Portugal

A livraria chama-se Bertrand e foi inaugurada em 1732.  Outra livraria chamada Livraria Lello é considerada uma das mais bonitas do mundo. Há rumores de que essa loja se tornou o protótipo da biblioteca de Hogwarts da série de livros Harry Potter.

O interior da loja da Livraria Lello inspirou JK Rowling ao escrever livros sobre Harry Potter.

12 – Os habitantes locais gostam de bacalhau, mas não o pescam na costa de Portugal

Os portugueses adoram bacalhau, principalmente comprado na Noruega (vai entender). Este peixe é o símbolo da gastronomia portuguesa e é consumido há vários séculos por lá.

13 – Portugueses adoram futebol

Tradicionalmente, Lisboa divide-se em 2 partes quando se trata de futebol. Uma parte dos residentes torce para o clube “SL Benfica”, a outra parte para o “Sporting”. O futebol é sagrado por lá, assim como no Brasil.

14 – É possível encontrar dentistas por um baixo custo

Portugal tem bons preços para quem quer cuidar dos dentes, apesar de dizerem que a qualidade dos tratamentos não é tão boa.

15 – As praias mais limpas do planeta

Portugal é um dos 5 países com muitas praias com Bandeira Azul, que é um famoso prêmio internacional pela excepcional qualidade e segurança das praias.

16 – Costumes de casamento peculiares

Para ajudar os recém-casados no início da vida familiar, é costume arrecadar dinheiro para eles no casamento. Para isso, o sapato da noiva é passado para todos os convidados, que podem colocar dinheiro dentro. Outro ritual comum é comprar o direito de dançar com a noiva.

17 – Portugal tem baixa taxa natalidade

Alguns dos motivos para as portuguesas terem menos filhos é a licença-maternidade curta e os altos custos de cuidar de uma criança.

18 – Os portugueses são conservadores em suas preferências

Os portugueses são considerados uma das pessoas mais conservadoras da Europa. Eles podem visitar o mesmo restaurante por anos, ir para a mesma cidade em todas as férias e e ficar no mesmo hotel sempre, por exemplo.

19 – Cultura do graffiti

É possível ver graffiti em quase todos os lugares de Portugal, como os abaixo:

20 – Vida sem pressa

As pessoas em Portugal não vivem uma vida muito corrida. Elas não têm pressa, tentam aproveitar cada momento de suas vidas, as coisas podem ser adiadas com muita facilidade e é normal chegar atrasado em uma reunião, por exemplo.

21 – Os portugueses falam outras línguas muito bem

O principal segredo dessa capacidade é que quase todos os filmes estrangeiros são veiculados tanto nos cinemas quanto na TV no idioma original com legendas. A língua portuguesa é muito próxima da língua galega que é usada no noroeste da Espanha.

22 – Os portugueses são muito tímidos quando o assunto é relacionamento

Homens e mulheres se comportam de maneira bastante modesta, especialmente quando estão no começo de um relacionamento. Não são de expressar muito carinho e elogios em público, costumam ser mais reservados.

23 – Os portugueses acreditam no poder da natureza e cuidam bem dela

Os portugueses são apaixonados pela natureza. Por exemplo, existem inúmeros eucaliptos nos arredores do Porto e as pessoas até aproveitam os frutos que caem desta árvore. Elas usam essas frutas para fazer pingentes que protegem seus donos de resfriados, por exemplo.

24 – É possível visitar as Galerias Romanas de Lisboa apenas uma vez por ano

Quem quiser ver esta atração, que se trata de um labirinto, precisa reservar os ingressos com muitos meses de antecedência. É impossível visitá-lo sempre porque as galerias estão alagadas e para que o passeio seja possível, a água tem que ser escoada um pouco antes.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)