Quantas de algumas espécies de animais ameaçadas de extinção ainda restam no mundo?

Posted on

Infelizmente, as ações humanas são as principais responsáveis pela extinção dos animais no planeta. É difícil garantir a sobrevivência das espécies quando florestas vêm sendo queimadas, toneladas de plásticos são jogadas nos oceanos, além de o homem matar animais para fazer casacos de pele, ou simplesmente caçar por diversão.

Muitas espécies correm o risco de serem extintas em um futuro bem próximo. É o caso dos animais abaixo, que estão à beira da extinção, e talvez você nunca tenha ouvido falar deles.

1 – Saola

Essa espécie só foi descoberta em 1992, em uma selva montanhosa restrita no Vietnã. Estima-se que existem menos de 750 saolas no planeta, e esse número vem diminuindo cada vez mais. A principal ameaça aos saolas são os humanos e suas atividades de caça.

2 – Lince-ibérico

O lince-ibérico só pode ser encontrado em duas áreas florestais do sudoeste da Espanha. Entre 1985 e 2001, sua população diminuiu 87%, mas hoje existem cerca de 400 linces na natureza. Seu habitat natural continua sendo destruído por novas rodovias e árvores sendo cortadas, o que ameaça bastante o que resta da sua existência.

3 – Gavial

Em 2010, havia apenas 15 dessa espécie de crocodilos no rio Gandak, na Índia. É por isso que em 2014 uma iniciativa de conservação aconteceu e libertou 30 crocodilos que estavam em cativeiro e os colocou de volta no rio. Foi quando a população deles começou a crescer. Em 2018, foi descoberto que 148-166 gavials agora viviam no rio, com mais de 40 filhotes esperando para crescer. No entanto, eles ainda são ameaçados por caçadores.

4 – Gorila-das-montanhas

Essa espécie conseguiu aumentar sua população para um total de 1.063, e pode ser encontrada em apenas 2 lugares do mundo, que são áreas florestais protegidas. Esta é a prova de que os esforços de conservação podem trazer uma espécie de volta da beira da extinção. No entanto, a caça ainda é uma grande ameaça para o gorila-das-montanhas.

5 – Leopardo-de-amur

Essa espécie encontrou uma maneira de sobreviver nas temperaturas da floresta do Extremo Oriente russo. No entanto, sua perda de habitat e atividade humana diminuiu sua população para pouco mais de 84.

6 – Doninha-de-patas-pretas

Sua população está diminuindo rapidamente devido a doenças e perda de habitat natural. O número total de sua população é estimado em cerca de 370, e se não fossem os grandes esforços de recuperação de muitas agências federais e zoológicos, esse animal já estaria extinto.

7 – Vaquita

Esse raro mamífero marinho só foi descoberto em 1958. No entanto, nos últimos anos, as vaquitas foram prejudicadas pela pesca ilegal. Elas costumam ficar presas em redes de pesca e não conseguem se libertar. É por isso que estima-se que só existem 10 desses animais, que ficam no Golfo do México.

8 – Dunnart-da-Ilha-Kangaroo

O Dunnart só pode ser encontrado na Ilha Kangaroo australiana, com uma população estimada em menos de 500. A extensa eliminação da vegetação por humanos e os incêndios florestais que atingiram a Austrália contribuíram bastante para deixar esse animal perto da extinção. Recentemente, uma área protegida fechada foi criada para manter o dunnart e outras espécies ameaçadas de extinção em segurança.

9 – Foca Canadense

Não há mais do que 100 dessas focas canadenses, que vivem em Quebec. O motivo pode ser atribuído à atividade humana, com muitas pessoas as caçando e capturando para fazer casacos de pele. Além disso, em muitas ocasiões, as focas ficam presas nas redes de pesca e não conseguem sair.

10 – Kakapo

Pela primeira vez em 70 anos, a população de kakapo está aumentando, com mais de 213 pássaros existentes. O grupo de recuperação por trás do sucesso tenta garantir que as aves permaneçam saudáveis e protegidas contra pragas, já que as doenças são sua principal ameaça.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)