Essa é uma daquelas curiosidades que pouca gente conhece e que são bem legais de conhecer. O lugar: Índia, uma das civilizações mais antigas do mundo, país conhecido por sua religiosidade e por isso muito procurado por aqueles que buscam respostas interiores.
Mas o que a jornalista Victoria Lautman encontrou por lá a deixou deslumbrada e, ao mesmo tempo, sensibilizada. Como se fossem portais para um submundo, estas imensas escadarias dão acesso a imensos templos subterrâneos destinados, originalmente, ao acesso a poços nos tempos em que o tempo era mais seco.
1. Milhares de escadarias foram construídas na Índia começando por volta dos séculos II e IV A.C., onde apareceram pela primeira vez como trincheiras rudimentares, mas lentamente evoluíram para obras muito mais elaboradas de engenharia e arte
2.
3.
4.
5. Por causa de uma queda crescente dos lençóis freáticos da Índia devido ao bombeamento não regulamentado, a maioria dos poços secou e as escadarias agora estão quase totalmente negligenciadas. Enquanto algumas perto de áreas de turismo pesado são bem cuidadas, a maioria são usados como depósito de lixo ou desabaram completamente. Muitas sumiram do mapa
6.
7.
8.
9. Inspirada pela urgência em documentar os poços antes que eles desapareçam, Lautman tem viajado para a Índia várias vezes nos últimos anos e tomou sobre si a obrigação de localizar 120 estruturas por 7 estados. Ela está atualmente procurando uma editora para ajudar a trazer suas descobertas e fotografias para um público maior, e também oferecer palestras para arquitetos e universidades.
10.
11.
12.
Quem já jogou o belíssimo Monument Valley [Android/iOS], deve ter notado alguma semelhança com o game. Será que essas escadarias serviram de inspiração?
Fonte: This Is Colossal
Gostou? Deixe seu comentário :)