Este túnel no Tajiquistão era conhecido como “túnel da morte” e sua história é realmente controversa

Posted on

Muitos lugares do mundo são conhecidos pelas suas belezas, por suas riquezas, pelo seu povo acolhedor, pela sua cultura. Mas há aqueles lugares que são o completo oposto dessas qualidades, envoltos em tantas coisas ruins que mais parecem amaldiçoados. O Túnel Anzob é um desses lugares.

tunel_morte6

Sendo parte da autoestrada M34, ele é responsável por conectar a capital Tajik à cidade de Khujand, ambas localizadas no Tajiquistão. Sua importância é ímpar: antes dele, os viajantes precisavam atravessar a fronteira para o Uzbequistão a fim de ir de uma cidade a outra (ambas grandes centros econômicos locais).

Entretanto, como havia pressa em sua inauguração, o fluxo limitado de veículos foi permitido, mesmo sem a construção estar finalizada – e isso foi o estopim para os problemas começarem. O túnel estava cheio de água, pela falta de drenagem, e equipamentos de construção quebrados. O local era muito mal iluminado e a superfície era cheia de buracos grandes o suficiente para quebrar eixos de carros.

tunel_morte5

tunel_morte3

Os acidentes eram comuns, inclusive, mortes ocorreram por conta deles ou por envenenamento por monóxido de carbono proveniente da fumaça pesada dos veículos de construção que tomavam conta do local durante muito tempo, pois não havia saídas de ventilação. Infelizmente, a má reputação do lugar ia além de suposições ou “lendas urbanas”.

tunel_morte1 tunel_morte2

O túnel foi fechado em junho de 2015 para trabalhos de reparação e foi reaberto para o tráfego em setembro de 2015. Mesmo assim, ainda sofria com problemas de vazamentos, agravados pela péssima drenagem.

Felizmente, o túnel sofreu novos reparos e foi reinaugurado – sim, mais uma vez – em 2017.

tunel_morte4

E você, o que achou disso tudo? Não esqueça de curtir e comentar nas redes sociais, e compartilhar com os amigos e familiares, pois isso nos ajuda bastante!!

Gostou? Deixe seu comentário :)