10 Coisas que acontecem com o corpo após os 30 anos

Posted on

Fazer 30 anos significa muitas coisas (e crises) e é sem dúvidas um marco importante na vida de qualquer pessoa. Após essa idade, nosso corpo passa por diversas transformações, e muitas nós não nos atentamos – nossos cérebros ficam menores e nossas unhas demoram mais a crescer por exemplo; e uma parte boa é que conseguimos nos sentir mais livres e seguros do que queremos. Veja abaixo algumas coisas que acontecem quando completamos essa idade às vezes tão temida pelos jovens.

1 – Você sua menos

As mulheres começam a suar de maneira diferente com a idade. As glândulas sudoríparas (principalmente as localizadas nas axilas) diminuem com a idade. Como resultado, produzem menos transpiração.

2 – Você fica resfriado com menos frequência

Resfriados acontecem com menos frequência à medida que envelhecemos. Como já tivemos muitas doenças ao longo da infância e juventude, a nossa resposta imunológica se torna mais eficaz.

3 – Seu cérebro fica menor

Conforme envelhecemos certas partes do cérebro encolhem. Perdemos cerca de 50.000 neurônios por dia após os 30 anos, mas nosso cérebro sabe como se adaptar. O volume cerebral também diminui com a idade a uma taxa de cerca de 5% por década após os 40 anos, o que acaba afetando a memória.

4 – Você tem menos massa muscular

A massa muscular diminui 3-8% por década após os 30 anos. Essa taxa aumenta ainda mais após os 60 anos.

5 – Seu paladar enfraquece

Seu paladar pode diminuir com a idade, e você pode até ter menos interesse em comer por causa disso. A maioria das pessoas perde algumas de suas papilas gustativas, especialmente após os 60 anos.

6 – Sua personalidade se estabiliza e você se torna quem você é

Durante a adolescência e a fase dos 20 anos, nossa personalidade e humor oscilam bastante. Trocamos nossas preferências diversas vezes e nossos sentimentos são confusos. Após os 30 anos nos sentimos mais calmos e nossa personalidade se estabiliza.

7 – Suas unhas crescem mais devagar

Pesquisadores apontam que, quando somos jovens, nossas unhas crescem rapidamente. Isso foi notado pela primeira vez pelo Dr. William Bean, que observou que a unha esquerda crescia a uma taxa de 0,123 mm por dia. Depois dos 67 anos, essa taxa caiu para 0,095 mm por dia. Essas alterações podem ser devido à circulação sanguínea mais lenta.

8 – Seu metabolismo se estabiliza

Vários pesquisadores sugerem que nosso metabolismo se estabiliza com a idade e que o período mais crítico ocorre entre 50 e 60 anos. Depois dos anos 80, torna-se lento, mas finalmente termina o processo de estabilização. Isso significa que nosso peso não sofrerá grandes mudanças. Vamos queimar menos calorias, mas, ao mesmo tempo, quando ficarmos mais velhos, comeremos menos do que na juventude.

9 – Seus dentes ficam menos sensíveis e mais fortes

Os dentes ficam mais fortes e isso acontece porque a dentina (o tecido interno duro) fica mais dura com a idade. Esse endurecimento diminui sensibilidade.

10 – Você se sente mais feliz

Quando você é criança, geralmente se sente bem com a vida. Mais tarde, esse sentimento diminui, o que pode levar a crises e oscilações de humor. Pesquisadores descobriram que, à medida que envelhecemos, podemos nos sentir ainda mais felizes e satisfeitos. Menos depressão e maior otimismo também são sentidos.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)