Cidade alemã está espalhando “cápsulas” de dormir para proteger moradores de rua do frio à noite

Posted on

O problema é velho conhecido: na época de frio, pessoas em situação de rua são as que mais sofrem. Pensando nisso, a cidade de Ulm, na Alemanha, resolveu lançar um programa para garantir uma solução de abrigo rápido para essas pessoas, e 6 empresários surgiram com a ideia de criar cápsulas de dormir e espalhá-las pela cidade.

Elas permitem que até duas pessoas fiquem em relativo conforto e, principalmente, protegidas do frio exterior, que pode ser bem perigoso. Além disso, podem ser trancadas, garantindo ainda mais a segurança do utilizador.

Estes casulos de aparência futurística na cidade alemã de Ulm são abrigos de emergência para pessoas em situação de rua dormirem durante os meses de inverno.

Os ‘ninhos’ já estão no segundo ano de uso e teste em Ulm e ainda há muitas melhorias sendo feitas.

“Para este inverno, modificamos os detalhes da nossa porta em um esforço para melhorar a usabilidade tanto para as pessoas que dormem nos ninhos quanto para as assistentes sociais que fazem o checagem deles. Além disso, passamos muito tempo melhorando o isolamento e a gestão de climatização, para sermos capazes de manter a umidade e a temperatura nos melhores níveis possíveis, enquanto operamos com um orçamento limitado de energia. Relacionado a isso, também melhoramos a conexão dos ninhos, integrando-os à rede IoT sem fio da própria cidade de Ulm”, explica um dos membros da equipe do Ulmer Nest.

Os abrigos destinam-se a ser usados ​​apenas em emergências e não são uma alternativa à habitação normal.

Os ‘ninhos’ ainda são considerados protótipos e estão sendo continuamente desenvolvidos pelos empresários e especialistas em design de Ulm.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)