20 Animais que habitam a Terra há bem mais tempo do que os humanos

Posted on

A Terra tem mais de 4 bilhões de anos, e diversas espécies vivem por aqui além dos seres humanos. Nós não somos a espécie mais antiga a habitar o planeta – antes de nós, muitos animais já estavam aqui, como os dinossauros, os elefantes, as cobras e os pinguins. Conheça abaixo alguns deles.

1 – Elefante, 55 milhões de anos

Mais de 300 espécies de elefantes passaram pela Terra durante todos esses anos.

2 – Canguru, 20 milhões de anos

A Austrália é o lar de cangurus há cerca de 20 milhões de anos. Os primeiros primos distantes dos cangurus viviam em florestas quando o clima na Austrália era mais úmido, mas eles foram extintos há 10-15 milhões de anos.

3 – Coala, 30 milhões de anos

Esse animal fofo é nativo da Austrália, e está vivo desde que a Austrália foi separada como um continente, o que significa que, provavelmente, os coalas viviam apenas lá. Durante esses anos, presume-se que existiram diferentes espécies de coalas.

4 – Jacaré, 80 milhões de anos

Os ancestrais do jacaré evoluíram cerca de 245 milhões de anos atrás, no entanto, os parentes mais próximos dos crocodilos, os crocodilianos, surgiram 80 milhões de anos atrás.

5 – Polvo, 135 milhões de anos

Alguns cientistas acreditam que os polvos estão na Terra há 135 milhões de anos. Eles estão intimamente às lulas, apenas os seus sistemas nervosos são diferentes.

6 – Formiga, 140-168 milhões de anos

As primeiras formigas surgiram há 140-168 milhões de anos e isso significa que elas existiram junto com os dinossauros.

7 – Lagarto, 200 milhões de anos

Hoje ainda existem lagartos que se assemelham aos antigos répteis que existiam quando os dinossauros ainda vagavam pela Terra. No entanto, os lagartos estão no planeta há cerca de 200 milhões de anos e hoje existem mais de 4.675 espécies.

8 – Hipopótamo, 16 milhões de anos

Estudos mostraram que os hipopótamos estão relacionados às baleias quando se trata de mamíferos. As primeiras baleias datam de cerca de 53 milhões de anos atrás, mas os hipopótamos apenas 16 milhões de anos.

9 – Hiena, 22 milhões de anos

As hienas apareceram pela primeira vez há 22 milhões de anos e eram muito semelhantes à civeta-africana de hoje, a primeira espécie de hiena já conhecida.

10 – Gorila, 65 milhões de anos

Os primatas que incluem gorilas estão na Terra há 65 milhões de anos, mas demorou alguns milhões de anos para que seus ancestrais evoluíssem para os gorilas que conhecemos hoje.

11 – Tartarugas, 200-300 milhões de anos

As tartarugas são animais muito antigos. O fóssil mais antigo foi encontrado em 2007 e tinha 220 milhões de anos.

12 – Sapo, 265 milhões de anos

O fóssil de sapo mais antigo já encontrado tem 265 milhões de anos e foi descoberto em Madagascar.

13 – Avestruz, 40 milhões de anos

Os fósseis mais antigos foram descobertos na década de 1930 na Europa central, o que mostrou que eles estão na Terra há cerca de 40 milhões de anos. No entanto, os registros fósseis de avestruzes modernos datam de 20 a 23 milhões de anos atrás.

14 – Morcego, 52 milhões de anos

O fóssil mais antigo de morcego data de mais de 52 milhões de anos atrás e foi encontrado nos Estados Unidos, em 2003.

15 – Milípede, 420 milhões de anos

Os milípedes cuidam dos resíduos vegetais há 420 milhões de anos. Hoje, existem mais de 13.000 espécies de milípedes habitando o nosso planeta.

16 – Corvo, 30 milhões de anos

O mais antigo sinal de DNA dos ancestrais dos corvos tem 30 milhões de anos e foi encontrada em uma ilha australiana.

17 – Tubarão, 450 milhões de anos

Os fósseis de tubarão mais antigos têm cerca de 450 milhões de anos. Isso significa que eles estavam na Terra antes mesmo dos dinossauros.

18 – Cobras, 100 milhões de anos

As cobras evoluíram de répteis de 4 patas, provavelmente de lagartos terrestres ou répteis marinhos que são conhecidos por terem aparecido na Terra há 100 milhões de anos.

19 – Pinguim, 62 milhões de anos

Os fósseis de pinguins mais antigos datam de 62 milhões de anos atrás. No entanto, os ancestrais dos pinguins que conhecemos hoje datam de dezenas de milhões de anos atrás.

20 – Rato, 66 milhões de anos

Os ratos estão na Terra há cerca de 66 milhões de anos, o que significa que apareceram logo após a extinção dos dinossauros.

Fonte: Brigth Side

Gostou? Deixe seu comentário :)