Explicado! | A resposta oficial para o vestido preto e azul – ou seria branco e dourado?

Posted on

Um assunto assustador tomou conta do dia de ontem em nossa nação e no mundo inteiro. Dividiu as pessoas em dois grupos, e não estou falando de política!

Acontece que saiu uma foto de um polêmico vestido na internet que causou a discórdia na população – e até aqui no Tudo Interessante. Algumas pessoas enxergam o vestido como preto e azul, outras como dourado e branco. Mas qual a explicação para isso?

 

Bom, primeiro vamos às teorias:

1 – É uma pegadinha

Sim, eu mesmo tive a prova de que algumas pessoas pensavam se tratar de uma pegadinha. Mostrei a foto para uns que enxergam como preto e azul e, ao falar que via branco e dourado, recebi um “é óbvio que tu tá mentindo”, como resposta. Mas é bem fácil encontrar pessoas de sua confiança que veem cores diferentes e que irão quebrar esse mito para você.

2 – Telas de tipos diferentes

Os computadores e celulares mostram cores diferentes e por isso estamos enxergando dessa maneira? Também não é isso, pois em vários casos, duas ou mais pessoas enxergam cores diferentes na mesma tela. Mito quebrado!

3 –  Vocês estão loucos

As pessoas tiveram a brilhante ideia de utilizar a ferramenta “eye-dropper” do Photoshop para identificar as cores reais e os códigos de cor. Sim, eu fui um dos que tiveram essa ideia e também realizei o teste. O Photoshop identificou como um amarelo queimado em alguns pontos e marrom na maioria; a outra cor? Azul! Como você pode ver na imagem abaixo:

cor-vestido-louco

 

Mas  então o vestido é marrom e azul? Não. Estamos falando de uma foto do vestido e queremos saber porque olhamos cores diferentes.

4 – Tá, mas quais as explicações mais cientificamente corretas?

O seu cérebro pode estar compensando por sombra

Alguns cérebros interpretam que foto foi tirada na sombra e outros não. No diagrama abaixo, você vê o que está dentro do retângulo sombreado e seu cérebro infere que o vestido parece com o que está na parte externa:

cor do vestido

Esse tipo de ilusão se parece muito com a do xadrez abaixo. Onde – incrivelmente – os quadrados onde estão as letras “A” e “B” são da mesma cor, mesmo você não percebendo isso.

xadrez

Em outras palavras…

Segundo o neurologista Leandro Teles, a explicação é a seguinte: a cor depende de como o seu cérebro a interpreta, e ele utiliza muitos parâmetros de comparação, como genética, gosto pessoal, iluminação, memórias.

Mas por que isso não acontece com frequência e em vários tipos de roupas? Justamente pelas características únicas do objeto (ângulo, iluminação, distância, fundo), da foto em questão. Uma foto rara que, por capricho, acabou sendo uma ilusão de ótica como a do xadrez acima.

A propósito, esse é o vestido:

vestido-real

Branco e dourado!!!

Gostou? Deixe seu comentário :)