11 Fatos curiosos sobre a Croácia que farão você se apaixonar pelo país

Posted on

A Croácia é um pequeno país de 4 milhões de habitantes, que possui curiosidades fascinantes que são pouco mostradas. É lá que se encontra uma das menores cidades do mundo, é lá também onde há uma praia para cachorros e onde foi produzida a maior gravata do mundo. Os fatos abaixo servem para você conhecer a Croácia um pouco melhor, e talvez daqui a alguns meses já arrumar as malas e pegar um avião para lá.

1 – Tem uma das menores cidades do mundo

Na Croácia está localizada a cidade de Hum, que possui uma população de apenas 72 pessoas e fica no topo de uma colina. Há uma lenda croata que diz que a cidade de Hum foi construída por gigantes, simplesmente empilhando pedras umas sobre as outras. Existem apenas 2 ruas em Hum, e é possível conhecer toda a cidade em apenas 30 minutos.

2 – Alguns episódios de Game of Thrones foram filmados na Croácia

A Croácia foi cenário do Porto Real na série Game of Thrones, além de várias cenas, como a Batalha da Água Negra, que foi filmada perto das muralhas ocidentais da cidade.

3 – As crianças da Croácia estudam durante 12 anos

O sistema de educação croata consiste em 8 anos de ensino obrigatório, em 2 fases. Nos primeiros 4 anos, as crianças estudam com um professor; nos 4 anos seguintes, elas estudam com outros professores matérias mais restritas. Após a formatura, as crianças podem continuar seus estudos no ensino médio, que dura mais 4 anos.

4 – A maior gravata do mundo foi feita lá

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Gravata há vários anos na Croácia. Os militares croatas usavam gravatas de maneira especial, que na época de Luís XIV cativaram os franceses e se tornaram um item de luxo e estilo por muito tempo. Em 2003, croatas criaram uma gravata gigante, em que foram utilizados 120 km de linha, quase 450 kg de tecido e mais de 300 horas de costura.

5 – Uma trufa croata entrou para o Guinness Book

Os croatas sabem tudo sobre trufas, isso porque há muitas delas crescendo nas florestas do país. As trufas brancas são as mais caras, e uma delas com cerca de 13 kg foi encontrada na cidade de Ístria, em 1999. Ela foi registrada no Livro dos Recordes como a maior trufa do mundo. Hoje esse recorde já foi superado.

6 – Há uma esfinge egípcia na Croácia

A esfinge foi colocada na Croácia durante o reinado do imperador romano Diocleciano. Os súditos respeitavam tanto o governante que até pensaram que ele era de origem divina, como os faraós. Para reforçar mais essa semelhança, uma esfinge trazida diretamente do Egito foi colocada na cidade de Split.

7 – O país dos dálmatas

O dálmata é oriundo da Croácia, e no início era usado por caçadores e pastores, depois passou a ser cão de companhia. Os croatas amam não só os dálmatas como os cachorros em geral – tanto é que no país há até uma praia própria para cães.

8 – Há uma ilha dentro de outra ilha na Croácia

Existem mais de 1.000 ilhas e ilhotas na Croácia, mas apenas 47 são habitadas. A ilha de Mljet se destaca por ter sua própria ilhota. Mljet mudou de proprietário muitas vezes, além disso, os romanos usaram este local pitoresco como local de exílio por um longo tempo.

9 – Lugar de pessoas felizes

Alguns consideram a Croácia um país com um clima perfeito, onde só vivem pessoas felizes e cativantes. Pode parecer do lado de fora que tudo é perfeito na vida dos croatas, que são pessoas amigáveis, gentis, receptivas e simplesmente felizes.

10 – Um lugar de invenções notórias

Alguns inventores croatas conseguiram fazer descobertas que ficaram mundialmente famosas. Por exemplo, o cientista croata Faust Vrančić construiu um paraquedas usando os esboços de Leonardo da Vinci. Nikola Tesla, o pioneiro no campo da engenharia elétrica e de rádio, nasceu lá. No início da década de 1860, o oficial da Marinha Giovanni Luppis lançou os primeiros protótipos do torpedo autopropulsado.

11 – Os croatas encerram o inverno com carnaval

Tradicionalmente, os croatas encerram o inverno com festas alegres, muita música e… carnaval! O evento final do feriado é queimar o Pust – o fantoche do carnaval.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)