Estes 6 patrimônios mundiais foram reconstruídos digitalmente e é algo impressionante de ver

Posted on

Existem muitas construções antigas em várias partes do mundo que se tornaram patrimônio histórico. Esses lugares fazem parte da história da humanidade e devem ser preservados devido à sua importância histórica e cultural. Eles estão sob constante ameaça, causada por fatores como a urbanização, a deterioração pelo tempo e desastres naturais.

A UNESCO está tentando proteger esses edifícios; e atualmente, existem 53 propriedades na lista do patrimônio mundial em perigo. Para mostrar como eram bonitas essas construções, a Budget Direct Travel Insurance colaborou com a arquiteta Jelena Popovic para reconstruir digitalmente seis monumentos históricos que estão atualmente na lista dos patrimônios mundiais em perigo.

1 – Hatra (Al Jazira, Iraque)

Hatra foi construída entre os séculos III e II aC, foi a capital do primeiro reino árabe e era chamada de Beit ʾelāhāʾ (Casa de Deus) devido a seus templos que celebravam deuses gregos, mesopotâmicos e árabes.

Artaxer I, que foi rei da Pérsia e fundador do Império Sassânida, “destruiu” a cidade no século III, e as impressionantes ruínas foram sendo descobertas até o século XIX. Em 2015, a UNESCO adicionou Hatra à sua lista de locais ameaçados, depois que os militantes do Estado Islâmico destruíram uma parte do local.

2 – Léptis Magna (Al-Khums, Líbia)

Quando Septímio Severo foi coroado imperador, ele transformou sua cidade natal em um brilhante exemplo de arquitetura e planejamento urbano romano. Um dos lugares mais bonitos da cidade é este teatro, feito em uma colina baixa que servia anteriormente como cemitério. A guerra civil da Líbia tornou a cidade de Léptis Magna vulnerável a vários danos.

3 – Palmira (Tadmor, Homs, Síria)

No auge da guerra na Síria, militantes do Estado Islâmico supostamente torturaram o chefe de antiguidades de 82 anos de Palmira para revelar onde ele havia escondido os artefatos importantes da cidade que eram protegidos.

Khaled al-Asaad, encarregado do museu da cidade desde os anos 1960, acabou sendo morto sem abrir mão do local. Os militantes destruíram o Templo de Bel em Palmira, entre outras estruturas. Hoje, estão sendo feitos trabalhos de emergência para restaurar o local.

4 – Fortificações de Portobelo e San Lorenzo (Província de Colón, Panamá)

A partir da década de 1590, a Coroa Espanhola construiu uma série de fortes ao longo da costa caribenha do Panamá para proteger o comércio transcontinental. Construídos ao longo de dois séculos, os fortes de Portobelo e San Lorenzo são um exemplo de evolução da arquitetura militar colonial espanhola. Mas as forças da natureza ameaçam o patrimônio do lado costeiro. Essas fortificações foram adicionadas à lista da UNESCO de cidades ameaçadas em 2012.

5 – Nan Madol (Ilhas Temwen, Estados Federados da Micronésia)

O tamanho e a sofisticação dessas ilhas artificiais e as estruturas que elas abrigam são um registro das realizações e da cultura dos povos da dinastia Saudeleur, na ilha do Pacífico.

O problema do local é que ele é extremamente vulnerável aos elementos da natureza. A vida desenfreada das plantas e os danos das tempestades prejudicam a estrutura de Nan Madol, deteriorando este lindo local.

6 – Cidade Antiga de Jerusalém (Jerusalém, Israel)

A cidade de Jerusalém é o lar de estruturas de importância cultural construídas ao longo de muitos anos. A UNESCO incluiu a Cidade Antiga na lista de espécies ameaçadas devido a destruição severa seguida da rápida urbanização.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)