12 Celebridades que provam que muitas vezes o fracasso é o caminho para o sucesso

Posted on

Quando vemos as pessoas famosas e bem-sucedidas conhecidas mundialmente, como Bill Gates e Oprah Winfrey, é difícil imaginarmos que elas também já passaram por várias falhas na vida.

Mas sim, muitos famosos que hoje brilham em suas carreiras já passaram por dificuldades, críticas, falências e várias outras coisas nada boas. Eles não abaixaram a cabeça, usaram a experiência do fracasso como aprendizado e conseguiram se reerguer, conquistando a admiração de milhões de pessoas. As histórias das celebridades abaixo servem como inspiração para quem quer alcançar o sucesso.

1 – Walt Disney

Walter Elias Disney sofreu várias dificuldades ao longo de sua vida. Ainda na adolescência, teve que sair de casa para fugir das brutalidades do pai. Em 1919, ele foi demitido do jornal Kansas City Star por “falta de imaginação e boas ideias” – logo ele, que criou a Walt Disney e alegrou a infância de milhões de pessoas.

Algum tempo depois, ele criou um estúdio de animação que também não deu certo, indo à falência. Mas ele usou seus fracassos a seu favor, aprendeu a identificar áreas de negócios lucrativas e focou seus esforços em Hollywood. O resultado disso é que ele ganhou ganhou 22 Oscars e criou um verdadeiro império do entretenimento.

2 – Oprah Winfrey

Oprah começou sua carreira como jornalista de TV aos 19 anos de idade e seu programa de entrevistas (The Oprah Winfrey Show) foi líder de audiência em seu horário de transmissão por duas décadas. Mas, em 2011, Oprah quis vivenciar novas experiências, encerrou o programa e iniciou a criação de seu próprio canal de televisão.

Um ano depois, a mídia americana considerou a nova experiência de Oprah um fracasso. Oprah confessou que esse foi o momento mais difícil de sua vida profissional, no qual se sentiu frustrada. Mas as críticas a tornaram mais forte e, em 2013, o canal se tornou um sucesso, transformando Winfrey novamente em uma das celebridades mais poderosas e admiradas do mundo.

3 – Thomas Edison

Thomas inventou mais de mil coisas que mudaram a vida de todos, dentre elas a lâmpada, as baterias e as câmeras de cinema. O que poucos sabem é que até alcançar o sucesso ele experimentou várias falhas. Por exemplo, foram necessárias mais de 10.000 tentativas para ele conseguir fazer uma lâmpada utilizável.

4 – Jack Ma

Jack Ma é um empresário, investidor e co-fundador e presidente executivo da Alibaba Group, líder em tecnologia multinacional. Mas ele não alcançou o sucesso de um dia para o outro. Ele reprovou três vezes no vestibular, se candidatou a entrar em Harvard 10 vezes, sem sucesso, e foi rejeitado em 30 empregos.

Em 1999, Ma fundou o portal de comércio eletrônico Alibaba, que hoje é a principal plataforma de comércio eletrônico da China. Ele prova que não devemos desistir nos primeiros fracassos da vida e devemos ser persistentes em nossos sonhos.

5 – Bill Gates

O fundador da Microsoft é um dos homens mais ricos do mundo, e mudou a vida das pessoas com a sua invenção. Mas nem tudo são flores, e antes de fundar a Microsoft, ele já havia experimentado o fracasso nos negócios.

Aos 17 anos, ele criou com Paul Allen a empresa Traf-O-Data, dedicada à leitura de dados de medidores de tráfego rodoviário e à criação de relatórios para órgãos públicos. O produto rapidamente se tornou obsoleto e a empresa foi à falência. Mas ele conseguiu tirar proveito disso e seu conhecimento foi fundamental para o sucesso da Microsoft, fundada alguns anos depois.

6 – Anna Wintour

Anna Wintour é a poderosa editora-chefe da Vogue. No início de sua carreira, ela foi dispensada de seu trabalho como editora de moda da revista Harper’s Bazaar. No momento da demissão, alegaram que ela “nunca entenderia o mercado americano”. Hoje, Anna é uma das figuras mais poderosas da indústria da moda. A história dela prova que o mundo dá voltas.

7 – Sara Blakely

Sara Treleaven Blakely é uma empresária de sucesso, fundadora da Spanx, uma empresa americana de roupas íntimas. Em 2012, ela foi considerada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, e foi considerada a mais jovem empresária bilionária do mundo também em 2012. Antes disso, ela reprovou duas vezes nos exames de admissão da faculdade e trabalhou como vendedora ambulante de aparelhos de fax por sete anos. Blakely diz que, quando criança, seu pai a incentivou a cometer erros, e que isso mudou sua concepção de fracasso: “O fracasso era não tentar, e não obter um resultado ruim”.

8 – Steve Jobs

Demitido de sua própria empresa deve ser muito frustrante, e esse foi o caso de Jobs. Em 1985, apesar de não ter sido formalmente demitido, Steve Jobs foi dispensado de suas funções como líder da divisão Macintosh. Alguns meses depois, Jobs deixaria a empresa que ele próprio criou.

Depois de deixar a Apple, Jobs adquiriu a Pixar Animation Studios, conseguindo um enorme sucesso com a produção de Toy Story. Em 1997, Jobs conseguiu retornar à Apple como diretor. Em 2010, a Harvard Business Review o nomeou o “Melhor Diretor do Mundo” por aumentar o valor da Apple em US $ 150 bilhões em apenas 12 anos.

9 – Stephen King

Stephen Edwin King é um escritor norte-americano de terror e ficção sobrenatural. Quando criança, Stephen costumava enviar suas histórias para revistas de ficção científica, na esperança de que elas fossem publicadas. Recebeu várias cartas de negação.

Depois de anos de empregos que pagavam mal e eram fisicamente desgastantes, em 1973, sua situação financeira não estava nada boa e ele passou por sua pior fase. Ele não conseguia sequer pagar pelo conserto do carro ou pelos remédios dos filhos, e começou a escrever um romance que ele não esperava que iria dar certo. O romance era Carrie, e isso mudou sua vida para sempre. Os seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias.

10 – J.K. Rowling

Antes de se tornar uma das mulheres mais ricas do mundo, a escritora de Harry Potter era uma mãe solo esforçada que passava por dificuldades financeiras. Depois de receber várias rejeições de diferentes editoras, seus romances são hoje a série literária mais vendida da história.

11 – Albert Einstein

O criador da teoria da relatividade só começou a falar aos três anos de idade e, no ensino médio, um de seus professores lhe disse que “ele nunca conseguiria nada na vida”. Algumas décadas depois de ouvir esse comentário infeliz, Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física.

12 – Nely Galán

Galán fez história como a primeira presidente latina de uma grande rede de televisão (Telemundo) nos Estados Unidos. Além disso, ela é dona de sua própria empresa de produção desde 1994. Ela insiste na importância de falhas em sua carreira profissional e afirma “Eu falhei muito, muito mais do que tive sucesso. Eu falhei na minha vida pessoal, nos meus negócios […] e perdi muito dinheiro.”

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)