12 Lindas plantas que podem sobreviver até em ambientes escuros

Posted on

Cultivar plantas dentro de casa não só deixa a residência mais bonita, como também trás benefícios para a saúde, pois elas ajudam a purificar o ar.

Há plantas que são ótimas para decorar ambientes internos, e que podem viver na sombra, sem muita necessidade de luz do sol. As 12 plantas abaixo são ótimos exemplos de plantas que podem ser cultivadas em ambientes escuros ou com pouca luz.

1 – Clorofito (Chlorophytum comosum)

É uma planta herbácea pequena, nativa da África do Sul, mas muito comum no Brasil. Por aqui, ela também é conhecida como gravatinha e paulistinha. Essa planta pode permanecer sem luz solar durante um longo período de tempo, e também pode ser utilizada tanto em ambientes externos como internos.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-1

2 – Aglaonema

Essa planta é muito comum em florestas tropicais de Bangladesh, Filipinas e China, e é uma das melhores plantas para ambientes que não têm tanta luz. A Aglaonema possui cerca de 50 variações com características diferentes, na folhagem e na estrutura, e é muito cultivada dentro das casas.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-2

3 – Calatheas

Existem aproximadamente 25 espécies de Calatheas, que são oriundas da América. São muito utilizadas como plantas ornamentais de interiores, devido a sua beleza, sendo ótimas para decorar a casa. Essas plantas necessitam de um espaço mais escurecido, pois não se dão muito bem com a luz solar.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-3

4 – Dumb canes (Dieffenbachia)

É uma planta de origem tropical pertencente à família das Araceae. É mais popular na decoração de interiores, pois tolera bem ambientes com pouca luz e é muito bonita para colocar nos cantinhos da casa. Pode sobreviver em lugares com baixa luminosidade e elevada secura do ar.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-4

5 – Samambaia

As samambaias são plantas muito comuns aqui no Brasil, sendo cultivadas tanto dentro de casa como no jardim. Elas são muito resistentes e não exigem tantos cuidados, mas é importante colocar a samambaia em um local onde não bata o sol forte.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-5

6 – Dragon tree

Essa planta é ótima para ambientes internos e necessita de poucos cuidados. Não é recomendado criá-la em ambientes onde há muito sol, pois ela precisa de locais com sombra para sobreviver.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-6

7 – Espada-de-são-jorge

De origem africana, é muito popular aqui no Brasil. Muitas pessoas acreditam que essa planta é uma proteção contra a inveja e o mau olhado, e colocam ela na porta de casa para espantar essas energias ruins. É uma ótima planta para se ter em casa, pois a espécie ajuda também a purificar o ar, filtrando os poluentes.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-7

8 -Lírio-da-paz (Spathiphyllum)

Spathiphyllum, ou Lírio-da-paz, é uma planta pertencente à família Araceae. É muito cultivada dentro das residências e em escritórios, por causa de sua beleza e da baixa exigência de luz e cuidados, mas nada impede que ela seja utilizada em ambientes externos também.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-8

9 – Neoregelia

São bromélias com folhas largas, encontradas no Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Suas folhagens possuem uma beleza única, e são ótimas para enfeitar a residência. Essa planta vive melhor em lugares úmidos e cresce bem em lugares com sombra ou iluminação artificial.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-9

10 – Philodendron cordatum

Essa planta, pertencente à família Araceae, cresce ao longo da costa sudeste do Brasil, em São Paulo e Rio de janeiro. É famosa por seu formato de coração, possuindo também um pequeno teor de toxicidade.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-10

11 – Soleirolia (Lágrimas-de-bebê)

Soleirolia é uma espécie de planta pertencente à família Urticaceae. Esta espécie é nativa da Itália e regiões vizinhas, mas foi introduzida e cultivada em todo mundo como planta ornamental. Ela pode ser mantida em ambientes internos com pouca luz.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-11

12 – Aspidistra elatior

Essa planta de folhas grandes e muito bonitas, demora a crescer, e pode ser cultivada à meia sombra, pois quando exposta ao sol, costuma apresentar queimadura nas folhas.

plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-12

Fonte: Bright Side

 

Gostou? Deixe seu comentário :)