15 Maneiras pelas quais as cores podem nos afetar psicologicamente

Posted on

As cores podem influenciar nossas opiniões e comportamentos muito mais do que imaginamos. Por exemplo, costumamos confiar mais nas empresas com logotipo azul, pois essa cor transmite mais confiança. Amarelo pode passar a sensação de felicidade, mas também cansar as vistas. Veja abaixo essas e outras curiosidades sobre as cores.

1 – Quando vemos vermelho, comemos menos

Ao contrário do que as pessoas pensam, a cor vermelha não aumenta nosso apetite. Essa ideia provavelmente surgiu porque a maioria dos logotipos de fast food é vermelha. Mas a verdade é que a cor vermelha demonstrou fazer as pessoas comerem menos e consumirem menos refrigerantes.

2 – Podemos fazer as coisas com mais rapidez quando vemos a cor vermelha

O HubSpot fez um teste para verificar se o botão vermelho ou verde faria as pessoas clicarem mais rápido e descobriu que o botão vermelho superava o botão verde em 21%. Talvez por isso, a Netflix use apenas botões vermelhos para ações que atrairão mais clientes. Uma outra pesquisa foi feita e verificou que as pessoas são afetadas pela cor do carro que bloqueia seu caminho – o resultado mostrou que, se o carro que estava bloqueando a passagem era vermelho, as pessoas davam uma resposta agressiva muito mais rapidamente

3 – Geralmente confiamos mais nas empresas com logotipos azuis

Os logotipos de empresas de cartões de crédito, seguros e computadores costumam ser azuis. Isso porque a cor azul transmite mais segurança, o que faz aumentar a nossa sensação de confiança nessas empresas.

4 – Verde pode aumentar nossa criatividade visual

A cor verde pode impactar nosso comportamento positivamente. Embora o verde possa não ajudar na criatividade verbal – escrever um livro, por exemplo – ele pode melhorar nossa criatividade visual, o que é ótimo para artistas plásticos.

5 – As cores podem nos enganar quando se trata de temperatura e peso

O vermelho é frequentemente visto como quente e azul como frio, mesmo que não haja diferença alguma na temperatura real. As cores também dão uma ilusão em relação ao peso de um objeto – o mesmo objeto com o mesmo peso pode parecer mais pesado se for pintado de vermelho e mais leve se for pintado de amarelo.

Mais quente / Mais frio

6 – Cometemos mais erros quando trabalhamos em um escritório com cores brancas

Uma pesquisa chegou à conclusão de que as pessoas que trabalham em escritórios com decoração branca cometem mais erros, em comparação com as de um escritório vermelho, por exemplo.

7 – O roxo dá a sensação de luxo porque costumava ser caro

O tecido roxo costumava ser muito caro no passado, porque o processo de fabricação do corante feito de mariscos era longo e difícil. Somente governantes e padres podiam se dar ao luxo de usar roxo na época. Até que um estudante de química de 18 anos acidentalmente fez um corante roxo e depois o produziu em massa para que mesmo uma pessoa com poucos recursos pudesse usar peças dessa cor.

8 – Laranja nos faz pensar valores

A cor laranja se destaca facilmente, razão pela qual é geralmente usada em cones de trânsito e uniformes de prisão. Mas a cor também nos faz pensar em diversão e entretenimento, como os tons usados pela Nickelodeon. Também tendemos a associar essa cor ao valor do dinheiro.

9 – Etiquetas coloridas podem nos fazer escolher alimentos mais saudáveis

As cores também podem nos ajudar a comer coisas saudáveis. Um teste feito em uma lanchonete de hospital analisou alimentos rotulados de verde para saudável e vermelho para não saudável. O teste concluiu que as etiquetas coloridas podem nos ajudar a escolher melhor os nossos alimentos.

10 – Amarelo dentro de um avião pode cansar nossas vistas

O amarelo é uma cor que reflete mais luz, portanto, pode estimular demais os olhos. Isso pode explicar por que a maioria dos veículos, especialmente aviões, quase nunca usam amarelo em seu interior.

11 – Homens e mulheres veem as cores de maneira diferente

Há uma diferença entre como homens e mulheres enxergam as cores. Os homens são melhores em detectar detalhes finos que mudam rapidamente de longe, enquanto as mulheres são melhores em distinguir tons de cores.

12 – Rosa costumava ser para meninos e azul para meninas

Há muitos anos, os bebês usavam roupas brancas e nenhuma cor estava realmente ligada ao gênero, até que algumas revistas alegaram que os meninos deveriam usar rosa e as meninas deveriam usar azul. Posteriormente essa tendência foi sendo alterada.

13 – Rosa pode ser capaz de nos acalmar e reduzir nossa agressividade

Algumas prisões são pintadas de rosa para reduzir a agressividade e alguns vestiários, destinados aos times adversários, também são pintados de rosa para fazê-los se sentirem fracos. Isso ocorre porque alguns estudos descobriram que o rosa é eficaz na redução da agressão e da força.

14 – O azul pode salvar nossas vidas e reduzir crimes

A cor azul pode nos ajudar a escolher a vida em vez da morte. Algumas estações de trem no Japão instalaram luzes azuis para impedir que as pessoas cometam suicídio nos trilhos.

15 – Jogadores de hóquei no gelo que usam uniforme preto recebem mais penalidades

As equipes que usam uniformes pretos ao jogar hóquei no gelo recebem mais penalidades do que as equipes que usam outras cores. Alguns dizem que as pessoas tendem a se sentir mais poderosas e a serem mais agressivas quando estão jogando de preto.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)