11 Coisas simples que fazemos que podem prejudicar bastante o meio ambiente

Posted on

Preservar o meio ambiente não está ligado apenas a grandes atos, mas também a pequenas atitudes. Existem coisas que fazemos no nosso dia a dia que podem prejudicar o meio ambiente de forma grave, mas que nós nem imaginamos, e por isso continuamos praticando esses atos. Veja abaixo 11 pequenas coisas que geralmente fazemos, mas que não são nada agradáveis para a natureza.

1 – Comer com pauzinhos descartáveis

Evitar itens descartáveis é sempre uma boa medida para o meio ambiente. Pauzinhos descartáveis, por exemplo, são responsáveis por derrubar milhões de árvores na China. Se você tem o costume de comprar comida asiática, tenha um conjunto de pauzinhos reutilizáveis em casa, como por exemplo os de metal.

2 – Ter vários pares de jeans

Imagine tomar 104 banhos. Falando em números, são 1.800 galões de água – exatamente a mesma quantidade usada para produzir uma única calça jeans. Não é preciso exterminar o jeans da sua vida, mas sim evitar excessos ou comprar de marcas que investem em sustentabilidade na fabricação das roupas jeans.

3 – Usar sabonete líquido

Sabonetes líquidos consomem 5 vezes mais energia na produção, gastam mais embalagens e têm uma impressão de carbono maior que o sabonete em barra. Também tendemos a usar mais sabão quando é líquido, o que não é garantia de uma pele mais limpa. A melhor opção é mesmo o sabonete em barra.

4 – Usar cápsulas de café

Muitas pessoas estão aderindo às cápsulas de café, pois são mais práticas na hora de preparar o cafezinho. Porém, as cápsulas não são a melhor opção para o meio ambiente. Desde que tornaram popular em todo o mundo, há uma enorme quantidade de cápsulas de café que não estão sendo reutilizadas ou decompostas. Em vez disso, devemos procurar marcas que usem cápsulas biodegradáveis ou reutilizáveis, tentar reciclar o que puder ou usar o bom e velho método de fazer café – com água fervente e filtros.

5 – Deixar os eletrônicos em modo de espera (standby)

Quando deixamos nossos aparelhos eletrônicos em modo de espera, o uso de energia durante esse tempo é considerável. O modo de espera representa 1% de todas as emissões de dióxido de carbono do mundo. Em escala doméstica, isso representa até 8% da nossa conta de energia elétrica – o que faz muita diferença. A melhor opção é mesmo desligar os aparelhos para fugir desse desperdício.

6 – Jogar fora o papel de presente em vez de reutilizá-lo

A maior parte dos papéis de presente não é reciclável. Portanto, a melhor alternativa é reutilizá-los. Podemos usá-los para cobrir fundos de gavetas, embrulhar cadernos e usá-los para embrulhar outros presentes, por exemplo.

7 – Desligar luzes fluorescentes

Embora pareça controverso, é realmente melhor deixar as luzes fluorescentes acesas do que desligá-las várias vezes durante o dia. Isso porque a vida útil de uma lâmpada fluorescente é estimada pelo número de vezes que ela é ligada.

8 – Usar pasta de dente com microesferas de plástico

Algumas marcas de pasta de dentes possuem micropartículas de limpeza que auxiliam na escovação. Mas essas partículas são feitas de polietileno e lembram ovas de peixe. Quando chegam ao oceano, são comidas por animais marinhos, fazendo mal para a saúde deles. Além disso, elas podem ficar presas na nossa gengiva, causando infecções. Para evitar essas situações, procure por polietileno na lista de componentes ao comprar creme dental – pelo seu bem e pelo bem do meio ambiente.

9 – Fazer barba com barbeadores descartáveis

As lâminas descartáveis são a pior opção para barbear, porque suas peças de plástico não podem ser recicladas e sua produção requer muita água. Por falar em água, o ato de barbear em si não é uma boa prática para o meio ambiente, pois requer muita água.

Se você acha que os barbeadores elétricos são prejudiciais ao meio ambiente porque usam eletricidade, saiba que seu impacto é realmente menor do que o ato de fazer a barba com água e barbeadores descartáveis. É melhor usar a eletricidade para fazer a barba.

10 – Jogar óleo na pia

É importante não jogar óleo usado no ralo da pia. Ele infectará a água e impossibilitará seu tratamento. Também não jogue óleo no vaso sanitário, pois isso pode entupir os canos da sua casa. A recomendação padrão é colocar óleo em recipientes recicláveis e depois descartá-lo.

11 – Usar glitter

O glitter é prejudicial ao meio ambiente, pois é feito de pequenos pedaços de plástico, e o plástico é um grande problema para a natureza. Uma boa alternativa é usar glitter biodegradável.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)