9 Produtos domésticos que podem se tornar tóxicos se você não utilizá-los corretamente

Posted on

Existem itens que usamos em casa sem saber que eles podem trazer perigos à saúde se não os utilizarmos de forma correta. As coisas que usamos no dia-a-dia podem revelar-se prejudiciais para nós, como purificadores de ar e papel alumínio. Por isso, é importante saber seus malefícios e como utilizarmos corretamente esses produtos que ajudam na praticidade dos cuidados com o lar, mas que também podem ser perigosos.

1 – Produtos de limpeza de pias e fornos

Esses produtos são feitos para remover sujeita e obstruções, mas podem ser perigosos para a saúde. Os limpadores de forno contêm álcalis corrosivos, que podem causar queimaduras e problemas respiratórios se forem inalados ou derramados na pele.

Os produtos de limpeza de pia também apresentam riscos à saúde se inalados, ingeridos ou se entrarem em contato com os olhos e podem causar envenenamento, pois eles contém trióxido de enxofre e ácido sulfúrico.

2 – Panelas antiaderentes

Esse tipo de panela torna muito mais prática a limpeza, mas pode trazer sérios problemas à saúde. Por serem revestidas com produtos químicos de polifluoroalquil (PFAS), as panelas antiaderentes podem liberar gases e produtos químicos tóxicos quando aquecidas, e essa química pode se inserir nos alimentos.

3 – Purificadores de ar e desodorizadores

Esses sprays podem causar problemas de saúde, como enxaquecas e problemas respiratórios.

4 – Naftalina

As bolinhas de naftalina são extremamente práticas para manter suas roupas frescas e protegidas de insetos, mas também possuem perigos à saúde. Como elas contêm naftaleno, elas podem causar danos aos seus glóbulos vermelhos. A inalação de naftalina pode causar inclusive complicações hepáticas.

5 – impressoras a laser

De acordo com estudos, impressoras a laser podem liberar partículas no ar, semelhante à quantidade de fumaça de cigarro. Como as partículas são muito pequenas, elas podem causar problemas de saúde quando inaladas pelas pessoas. O recomendado é sair da sala ao realizar um grande trabalho de impressão e abrir as janelas.

6 – Pilhas

Todos nós possuímos pilhas em casa, mas elas podem ser perigosas se usadas incorretamente. Isso ocorre porque muitas são feitas com ácido sulfúrico, que é prejudicial para a pele se vazar.

7 – Água sanitária

A água sanitária pode causar queimaduras, cegueira e problemas respiratórios. Além disso, ela pode estar associada a sintomas de asma durante a limpeza. Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza pode ser muito prejudicial, pois pode causar uma reação química com vapores e gases perigosos, como o gás cloro.

8 – Folha de alumínio

Esse item tão prático e útil pode causar nocividades à saúde, pois as partículas de alumínio podem ser transferidas para os alimentos. De acordo com um estudo, especialmente quando você cozinha sua comida embrulhada em papel alumínio, você pode estar consumindo níveis mais altos de alume do que o recomendado, e isso está ligado à causa e agravamento de doenças, como a doença de Crohn.

9 – Potes de plástico

Potes de plástico são úteis para levar o almoço para o trabalho, no entanto, aquecer potes de plástico no microondas pode aumentar o risco de ingerir Bisfenol A (BPA), que está conectado a sérios efeitos à saúde, como câncer, infertilidade, diabetes e obesidade.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)