A vitamina A está presente em alimentos como fígado, gema de ovo, cenoura e espinafre. Ela é fundamental para um sistema reprodutivo eficaz e uma pele saudável, por exemplo. A falta de consumo dessa vitamina pode acarretar alguns problemas, como cegueira noturna, acne e feridas na pele. Veja abaixo alguns sinais que indicam que o seu corpo precisa de mais vitamina A.
1 – Cegueira noturna
A falta de vitamina A causa a cegueira noturna, também conhecida como nictalopia, que é um problema ocular que dificulta a enxergar no escuro. Em ambientes pouco iluminados, a acuidade que o sistema ocular deve ter é enfraquecida e torna-se impossível processar imagens escuras.
2 – Problemas com a concepção
Os sistemas reprodutivos de homens e mulheres funcionam melhor se a vitamina A é consumida. Se você está tendo problemas para conceber, a falta de vitamina A pode ser uma das causas. A vitamina A ajuda na fertilidade e também deve ser incluída na dieta de mulheres grávidas.
3 – Pele ressecada
Consumir vitamina A é de suma importância para que o corpo fique hidratado. Um sintoma muito comum de uma deficiência de vitamina A é o aparecimento de eczema, que ocorre quando a pele fica avermelhada de tão seca, além de coceiras na pele.
4 – Má cicatrização de feridas
A vitamina A ajuda na produção de colágeno, que é fundamental para cicatrizar feridas em pouco tempo. Se você está tendo problemas de cicatrização, pode ser que esteja consumindo pouca vitamina A.
5 – Acne
Quando o corpo está sem vitamina A suficiente, o rosto pode produzir óleo em excesso, provocando o surgimento de espinhas. É por isso que a vitamina A pode ser usada para tratar problemas relacionados à acne.
6 – Crescimento lento
É importante consumir vitamina A a partir do terceiro mês de gravidez e administrá-la à criança durante os primeiros anos de vida. Ela responsável pelo desenvolvimento da visão e do sistema imunológico da criança, bem como pelo crescimento do corpo da criança e pelas mudanças físicas na mãe.
7 – Olhos ressecados
A falta de vitamina A leva à incapacidade de produzir lágrimas, tornando o globo ocular ressecado. Se esse desconforto persistir, pode levar ao enfraquecimento total das córneas e à perda de visão.
Fonte: Bright Side
Gostou? Deixe seu comentário :)