Existem características do corpo humano que nós achamos que não têm nenhuma função, a não ser incomodar, como os sisos e os pelos nas pernas e nas axilas; e servir como “enfeite”, como as sobrancelhas e as sardas. Mas o fato é que tudo no nosso corpo tem uma função específica que muitos de nós desconhecemos. Esses recursos corporais existem por um motivo e seus propósitos podem surpreendê-lo. Conheça alguns deles na lista abaixo.
1 – Sobrancelhas
As sobrancelhas protegem os olhos da chuva e do suor, para que a visão não seja prejudicada. Além disso, elas são ferramentas importantes para a comunicação, já que elas são movidas para expressar emoções. Um estudo de 2003 também mostrou que sobrancelhas são cruciais para o reconhecimento de rostos – nesse estudo, as pessoas só conseguiram reconhecer rostos de pessoas famosas 46% das vezes em que as sobrancelhas foram removidas.
2 – Unhas dos pés e das mãos
As unhas protegem as pontas dos dedos das mãos e dos pés, evitando machucados. Elas ajudam você a ter um melhor controle sobre as coisas e a cortar certos itens. Além disso, são úteis quando há coceiras pelo corpo. As unhas também podem indicar um problema de saúde, se a cor delas não estiver normal.
3 – Pelos nas axilas
A principal função desses pelos é liberar feromônios, os hormônios que promovem atração de outros indivíduos da mesma espécie. Assim como os animais, pessoas diferentes têm odores diferentes que atraem umas as outras. Embora pareça nojento, é possivelmente por isso que algumas pessoas gostam de cheirar as camisas sujas de seus parceiros.
4 – Sisos
Os dentes sisos são o terceiro conjunto de dentes a crescer na boca. Na verdade, nossos ancestrais precisavam desses dentes para mastigar alimentos resistentes, como raízes, folhas, carne e nozes, especialmente quando outros dentes caíam. Portanto, eles são uma espécie de “dentes de apoio”.
5 – Verruga
Uma verruga surge quando as células da pele crescem em grupo, em vez de se espalharem por toda a pele. Geralmente as verrugas não são prejudiciais, mas às vezes elas podem indicar um problema de saúde, como um câncer.
6 – Apêndice
O apêndice é uma pequena bolsa perto de onde os intestinos grosso e delgado se encontram. Muitas pessoas acreditam que o apêndice é um órgão inútil, mas na verdade ele serve para proteger as “boas bactérias” do intestino. Se uma pessoa está com diarreia, por exemplo, as boas bactérias do apêndice ajudam a mantê-la saudável.
7 – Sardas
Sardas ocorrem por causa da genética e exposição ao sol. Elas costumam aparecer em pessoas com pele mais clara e em pessoas que tomam muito sol. A razão para o surgimento de sardas é que seu corpo está tentando se proteger dos danos causados pelo sol. É como um filtro solar natural contra os raios UV.
8 – Pelos da perna
Antigamente, nossos ancestrais precisavam desses pelos para mantê-los aquecidos, principalmente porque as calças ainda não haviam sido inventadas naquela época. Quando está frio, os pequenos músculos ao redor do folículo piloso fazem com que o pelo se levante e mantenha mais calor perto do corpo. É como se fosse um cobertor natural nas pernas.
9 – Úvula
A úvula é aquele pequeno tecido em forma de lágrima que você vê pendurado no fundo da garganta quando abre a boca. Ela existe apenas em seres humanos e um estudo mostrou que que ela nos permite beber líquidos enquanto estamos inclinados, e também ajuda na fala.
10 – Barba e bigode
Em um estudo, acredita-se que barbas e bigodes são muito parecidos com a crina de um leão. Eles podem agir como uma espécie de camuflagem para proteger o homem de ataques às partes frágeis da sua mandíbula.
Fonte: Bright Side