12 Fotos que mostram as mudanças do Design de Interiores durante mais de 600 anos

Posted on

Todos querem ter uma casa bonita e confortável, que combine com a sua personalidade. Conforto e estilo são essenciais na hora de decorar uma residência. A arte de design de interiores provavelmente surgiu no Egito Antigo e evoluiu até os dias atuais, passando por várias mudanças artísticas que marcaram épocas.

Os designers do HomeAdvisor criaram um novo projeto para ilustrar como o design de interiores evoluiu nos últimos 600 anos. Com qual dos estilos abaixo você mais se identifica na hora de decorar sua residência?

1 – Renascimento (1400 – 1600)

“A arte e a cultura renasceram quando o Renascimento francês se espalhou pela Europa. Os arquitetos encontraram um renovado entusiasmo pela decoração ornamentada e pelos detalhes, inspirados por um novo senso de humanismo e liberdade. As influências do arabesco e da Ásia revitalizaram as artes decorativas, e a atenção cuidadosa à simetria e geometria trouxe um novo senso de harmonia aos interiores europeus.”

2 – Barroco (1590 – 1725)

No Renascimento havia equilíbrio e harmonia, enquanto que o estilo Barroco mostrava contrastes mais fortes, maior exuberância.

“Os tapetes turcos ficaram fora de moda durante o período Barroco, pois uma arquitetura mais opulenta e elaborada exigia acessórios adequados. A Igreja Católica foi a primeira a desenvolver esse novo senso de riqueza como uma tentativa de impressionar com sua riqueza e poder.

Sob o acabamento dourado, a estrutura dos móveis era frequentemente feita de madeira tropical. Outros materiais exóticos, como o marfim, eram populares, e superfícies como pisos e tampos de mesa eram geralmente de mármore.”

3 – Rococó (1700)

“No final do período barroco, um subconjunto do estilo roubou brevemente os holofotes. O estilo rococó (da palavra francesa rocaille, que significa ornamentação de conchas) ficou famoso por apenas três décadas durante o reinado de Luís XV. É mais leve, mais extravagante e mais livre que o barroco”.

4 – Neoclássico (1780 – 1880)

“O final da era georgiana deu início a uma nova era da arquitetura que respondeu aos períodos barroco e rococó. A redescoberta de Pompéia contribuiu para novos entendimentos da arquitetura romana e grega. Isso inspirou um movimento em direção a designs refinados e atemporais, livres da pompa e novidade da tendência barroca”.

5 – Arts & crafts (1860 – 1910)

Arts & Crafts foi um movimento de design que surgiu na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato como alternativa à produção em massa e o fim da distinção entre o artesão e o artista.

“O movimento Arts & Crafts começou na Inglaterra como uma reação contra a mecanização da criatividade e as injustiças econômicas da era industrial. Colocava a responsabilidade pelo design e artesanato de volta nas mãos de trabalhadores qualificados. Os interiores de Arts & Crafts compartilhavam uma estética de simplicidade, qualidade do material e uma conexão com a natureza”.

6 – Art Nouveau (1890 – 1920)

“O Art Nouveau foi uma ‘nova arte’ para um novo século. Os designers de interiores combinaram o artesanato com as novas técnicas industriais, o que muitas vezes resultou em um processo caro. Os móveis e acessórios eram extravagantes e modernos, exibindo a influência da arte japonesa.

Os vasos e luminárias desta sala de estar Art Nouveau são inspirados por Louis Comfort Tiffany, o célebre artista e primeiro diretor de design da Tiffany’s. Suas formas com detalhes de vidro eram uma homenagem ao mundo natural, e suas cores exuberantes são típicas da Art Nouveau.”

7 – Art déco (1920 a 1960)

“A Art Deco foi uma celebração fascinante. Os designers de interiores foram inspirados pela geometria e movimento da era da máquina, materiais e símbolos de culturas antigas e renascimento na natureza. E eles não tinham medo de usá-los todos juntos”.

8 – Modernismo (1880 – 1940)

” ‘Uma casa é uma máquina de morar’, disse o arquiteto e designer suíço Le Corbusier, pioneiro do modernismo. A sala modernista utilizava os mais recentes materiais e tecnologias. Foi projetada para ser confortável, funcional e acessível. A beleza era um bônus, embora as soluções de design elegantes fossem altamente valorizadas”.

9 – Bauhaus (1919 – 1934)

“A Bauhaus foi uma escola de arte e arquitetura alemã extremamente influente. Existiu por apenas 14 anos até o governo nazista fechá-la em 1933. O design da Bauhaus era um subconjunto radical do modernismo, com maior ênfase no espírito humano e no artesão. Os designers de interiores da Bauhaus eram fiéis aos seus materiais, o que significa que eles não escondiam a estrutura subjacente de uma peça de mobiliário para torná-la bonita”.

10 – Mid-century Modern (1930 até hoje)

“O movimento Mid-century Modern surgiu como uma abordagem mais suave e suburbana do modernismo, integrando elementos naturais. Os designers de interiores introduziram elementos rústicos e o uso mais livre de cores inspiradas nas tendências escandinavas e brasileiras de móveis. Materiais como bambu e vime pareciam naturais e modernos quando trazidos para a sala na forma de cadeiras, espelhos e acabamentos”.

11 – Pós-modernismo (1978 – Até hoje)

“O design pós-moderno mistura influências artísticas do surrealista Marcel Duchamp, da figura da Pop Art, Andy Warhol, e do gosto ambíguo do artista Jeff Koons. Tudo se formou na década de 1980, quando os designers se livraram das correntes do Modernismo e abordaram os interiores com mais senso de humor.

Os arcos da imagem questionam ideais clássicos de forma, e misturam ilusões de ótica com cores mais vivas. O significado do tapete é mais simples. Ele adiciona uma sensação de rock n ‘roll com seu formato de disco de vinil.”

12 – Contemporâneo (década de 1980 até os dias atuais)

“Uma Era desordenada exige uma sala de estar discreta. O estilo contemporâneo de hoje empresta as linhas limpas do modernismo e a atmosfera arejada da casa Mid-century Modern. Os designers de interiores no final de 2010 gostam de acenar para a Bauhaus descascando as superfícies para mostrar os materiais.

O piso liso e nu e as paredes limpas da sala de estar contemporânea criam uma sensação típica de espaço e luz. A arte abstrata nas paredes evita que a área se sinta vazia e desenha o estilo sutil do ambiente minimalista. Observe também o uso de linhas para chamar sua atenção, como a luz central horizontal, que é extraordinária e muito simples – e parece ampliar e aumentar a sala.”

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)