15 Alimentos comuns capazes de afetar o nosso humor e o nosso corpo todos os dias

Posted on

Às vezes, sentimos coisas em nosso organismo e não sabemos por que elas acontecem. A verdade é que tudo o que comemos pode afetar de forma boa ou ruim o nosso organismo, inclusive o nosso humor. Veja abaixo como alguns alimentos afetam negativamente e positivamente a nossa saúde física e mental.

Alimentos que afetam negativamente

1 – Bebidas açucaradas

O principal ingrediente dos refrigerantes e similares é o xarope de milho, que é composto de 45% de glicose e 55% de frutose. Com o consumo regular de frutose, a pressão arterial e o conteúdo lipídico do sangue aumentam, aumentando também o risco de desenvolver pressão alta, doença de Alzheimer e, em casos mais graves, a demência.

2 – Cavala, atum e alguns outros tipos de peixe

A cavala, o cação, o espadarte, o atum e outros tipos de peixes são capazes de acumular mercúrio no corpo. Ao entrar no corpo humano, o mercúrio atinge o cérebro, os rins e o fígado, provocando um efeito destrutivo.

3 – Solanaceae

Tomates, batatas, berinjelas e outros alimentos da família Solanaceae produzem glicoalcaloides, pesticidas naturais que podem ser tóxicos se consumidos em grandes quantidades. Este composto contribui para a estimulação excessiva do sistema nervoso, provocando inclusive a insônia.

4 – Farinha de trigo refinada

Produtos feitos de farinha refinada podem agravar uma depressão. Os alimentos feitos com essa farinha têm um alto índice glicêmico: quando eles entram no corpo, seus carboidratos são transformados em açúcar. Um aumento significativo no nível de glicose ocorre no sangue, o que pode resultar em ansiedade ou angústia.

5 – Produtos fermentados e defumados

Alimentos fermentados e defumados adquirem seu sabor característico devido à fermentação, que é produzida sob a influência de bactérias. Durante este processo, as proteínas são decompostas em aminas biogênicas. Uma das aminas mais fortes é a histamina, que aumenta a ansiedade e causa insônia, pois aumenta o nível de adrenalina no corpo.

6 – Milho doce

Milho e xarope de milho são alguns alimentos que provocam enxaqueca. Alguns estudos mostraram que, um grande número de pessoas deixou de ter dor de cabeça após deixar de comer milho.

Alimentos que influenciam positivamente

1 – Brócolis

Brócolis melhora a memória a curto e a longo prazo. Se você está estudando para um concurso ou algo do tipo, inclua brócolis na sua dieta. Além disso, o brócolis contém um grande número de antioxidantes e oligoelementos que protegem o cérebro de danos.

2 – Chá de ginseng

O chá de ginseng é excelente para quem deseja parar de fumar, pois enfraquece o efeito da dopamina, que ocorre no cérebro de um fumante após cada cigarro fumado. Desta forma, a pessoa não recebe seu prazer habitual no processo de fumar. Com o consumo regular desse tipo de infusão, a vontade de fumar diminui significativamente.

3 – Sardinhas e salmão

Esses peixes contêm grandes quantidades de ômega 3, cujo déficit aumenta o risco de desenvolver doenças mentais. Além disso, consumi-los diminui os sintomas da depressão.

4 – Castanha-do-pará

Quando uma pessoa tem déficit de selênio, ela fica mais irritada e se cansa mais rapidamente. Uma das melhores fontes de selênio é a castanha-do-pará.

5 – Banana

A banana é rica em ferro, fósforo e vitaminas. Essa fruta contém uma grande quantidade de potássio, que promove a saúde das células nervosas e do músculo cardíaco. A falta de potássio leva a um aumento na pressão sanguínea, por isso, comer bananas ajuda a prevenir a pressão alta.

6 – Mirtilos

Mirtilos são uma fonte natural de vitamina C, bem como de potássio, magnésio, manganês e antocianinas, possuindo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O consumo de mirtilos previne a deterioração mental relacionada à idade e melhora a memória de curto prazo.

7 – Ovos

Ovos contêm colina, que participa da síntese de acetilcolina. Este último estabiliza o funcionamento do cérebro, afeta positivamente o humor e melhora a memória. Além disso, os ovos contêm vitaminas do grupo B, que retardam o desenvolvimento da demência e previnem a depressão.

8 – Frango

O consumo de frango e peru traz vivacidade à pessoa e mantém o humor elevado. É preferível comer o peito ou as asas, já que as coxas contêm mais colesterol.

9 – Trigo sarraceno

Trigo sarraceno ou mourisco contém vitaminas do complexo B, ferro, zinco, manganês e magnésio. O magnésio não só ajuda a fortificar os músculos, mas também protege contra o estresse e o mau humor. Além disso, o trigo sarraceno reduz a dor de cabeça e a ansiedade, e melhora o sono.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)