Fotógrafo e sua esposa plantam 2 milhões de árvores em 20 anos para restaurar uma floresta destruída

Posted on

Várias espécies de animais estão perdendo seus habitats todos os anos, as consequências do aquecimento global estão cada vez piores, e o desmatamento só tende a piorar a cada ano que passa.

O fato é que nós também podemos fazer a nossa parte para diminuir esse impacto, mas temos sempre o pensamento de que não vamos fazer a diferença. O fotógrafo Sebastião Salgado e a sua esposa conseguiram fazer algo de muito agradável para a natureza: plantaram diversas árvores e fizeram animais voltarem para seus habitats, restaurando uma floresta e servindo como inspiração para todos nós.

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado decidiram mostrar que todos nós podemos fazer um gesto de bondade para a natureza, evitar o desmatamento e começar o processo de reflorestamento.

Sebastião Salgado já ganhou grandes prêmios em fotojornalismo e publicou vários livros. Nos anos 90, exausto fisicamente e emocionalmente após documentar a terrível barbárie do genocídio de Ruanda, voltou para o Brasil. Ele ficou chocado e devastado ao descobrir uma área era agora estéril e desprovida de vida selvagem, mas sua esposa Lélia acreditava que poderia fazer algo para restaurar essa área.

“A terra estava tão doente quanto eu – tudo foi destruído”, disse Salgado em uma entrevista. “Apenas cerca de 0,5% das terras estavam cobertas de árvores. Então minha esposa teve uma ideia fabulosa de replantar esta floresta. E quando começamos a fazer isso, todos os insetos, pássaros e peixes voltaram, graças a este aumento de árvores”.

Juntos, Sebastião e Lélia fundaram o Instituto Terra, uma pequena organização que desde então plantou 4 milhões de mudas e devolveu a vida a uma floresta.

A área que eles estavam cuidado floresceu notavelmente nos 20 anos seguintes. A vida selvagem voltou, e onde havia um silêncio mortal há agora o barulho de pássaros e insetos.

Ao todo, cerca de 172 espécies de aves retornaram, além de 33 espécies de mamíferos, 293 espécies de plantas, 15 espécies de répteis e 15 espécies de anfíbios, um ecossistema inteiro reconstruído a partir do zero.

O projeto chamou a atenção pela rapidez com que o ambiente pode se recuperar com as atitudes corretas.

“Precisamos ouvir as palavras das pessoas na Terra. A natureza é a terra e são outros seres, e se não tivermos algum tipo de retorno espiritual ao nosso planeta, temo que seremos comprometidos”, afirmou o fotógrafo.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)