8 Coisas prejudiciais que precisamos parar de usar agora mesmo

Posted on

Muitas vezes um produto aparentemente inofensivo que usamos em nossa casa pode ser perigoso para a saúde e nós nem imaginamos. Segundo a Consumer Product Safety Commission, cerca de 33,1 milhões de pessoas nos EUA são afetadas negativamente pelos produtos domésticos todos os anos. Os cientistas acreditam que isso acontece principalmente devido aos produtos químicos contidos em vários produtos. Veja abaixo uma lista de produtos nocivos do dia a dia que precisamos deixar de usar imediatamente.

1 – Repelente em espiral

Os cientistas descobriram que a fumaça de um repelente em espiral queimando é igual à fumaça de 75-137 cigarros. Esta quantidade expõe qualquer ser vivo, incluindo humanos, a um enorme risco de desenvolver várias doenças pulmonares.

2 – Produtos de isopor

Produtos de isopor são prejudiciais para o meio ambiente. O que você não sabia é que eles trazem malefícios para a nossa saúde. Isopor contém estireno – um produto químico tóxico que teve uma estreita ligação com o desenvolvimento de câncer, perda auditiva e de visão, e danos no sistema nervoso. Este produto químico penetra em nossos corpos sempre que comemos alimentos ou bebidas quentes em pratos e xícaras de isopor.

3 – Produtos com propriedades antibacterianas

Muitos fabricantes de produtos antibacterianos usam uma substância chamada triclosan em seus produtos. Estudos mostraram que produtos contendo triclosan (que podem ser xampus, creme dental e até cosméticos) causam câncer de fígado em camundongos.

4 – Produtos de madeira prensada

Aquela pequena mesa de madeira no canto do seu quarto não é tão inofensiva quanto parece. O problema é que os fabricantes colam todos os produtos de madeira da mesa com a ajuda de resina, que contém formaldeído de ureia, que emite formaldeído em seu quarto. Quanto mais quente e mais úmido é o seu quarto, mais formaldeído é emitido. A exposição prolongada a este produto pode causar o desenvolvimento de doenças pulmonares, asma e até câncer.

5 – Cosméticos

Os ftalatos, também conhecidos como plastificantes, podem causar problemas de saúde nos órgãos reprodutivos dos animais, o que significa que os riscos para os seres humanos também estão presentes. Esses produtos químicos semelhantes a hormônios dão um odor e cor agradável aos cosméticos e podem ser contidos em desodorantes, xampus e sprays para cabelos. Então, é melhor verificar a composição de todos os seus produtos para se proteger de possíveis danos.

Perigosos / Também perigoso

6 – Incensos

Assim como o repelente em espiral, a fumaça que os incensos emitem contém uma série de compostos perigosos que afetam negativamente nossa saúde, causando problemas pulmonares e até câncer.

7 – Desodorizadores

Esses sprays de combate ao mau odor contêm elementos como terpenos e éteres de glicol baseados em etileno. Este último é oficialmente conhecido como um produto químico tóxico, enquanto o primeiro cria uma combinação tóxica quando interage com o ozônio do ar. Além disso, eles emitem um monte de outros produtos químicos, como o paradiclorobenzeno, que prejudicam a nossa saúde, especialmente quando usados em uma área pequena ou em uma sala mal ventilada.

8 – Naftalina

Os vapores que a naftalina emite enquanto protege suas roupas são muito perigosos. Estudos mostraram que um dos seus principais elementos, chamado paradiclorobenzeno, é responsável por causar câncer em animais. Embora o impacto na saúde humana ainda não tenha sido comprovado, ainda é recomendável usar naftalina com cuidado. Algumas naftalinas contêm uma substância química chamada naftaleno, que destrói os glóbulos vermelhos se um ser humano que for exposto a ele por um longo período.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)