A Austrália é realmente um país exótico, repleto de curiosidades, principalmente em relação aos animais (se você tem medo de aranhas, é melhor não viajar para a Austrália), à culinária e à natureza. Além disso, há outras curiosidades que tornam a Austrália bem incomum. Veja abaixo algumas delas – talvez assim você decida que esse país será seu próximo destino de viagem!
1 – Índices de raios ultravioleta nas ruas
Todo australiano sabe como é importante proteger a pele do sol. É muito fácil ficar bronzeado por lá, e o excesso de sol pode causar muitos danos à saúde. Para evitar isso, há placas especiais que mostram o quão agressivo o sol está. Usando as placas, você pode encontrar o momento mais seguro para pegar sol e escolher o protetor solar certo.
2 – Há metrô mas não é subterrâneo
O metrô na Austrália é pouco utilizado e só pode ser visto na superfície. O bilhete de transporte público funciona em um sistema baseado em tempo, o que significa que você pode usá-lo por 2 horas ou o dia inteiro, dependendo do bilhete. Mas apenas 1 em cada 10 australianos usam os transportes coletivos. Muitos deles preferem as bicicletas ou vão para o trabalho a pé.
3 – Frutas e legumes “feios”
Em supermercados na Austrália, você pode comprar frutas e legumes “feios” a um preço mais baixo. Dessa forma, os fazendeiros podem parar a destruição de alimentos que não parecem bons e mostrar que frutas e vegetais sem uma aparência muito boa são tão saborosos quanto os mais “apresentáveis”.
4 – Vegemite
Vegemite é um alimento bem popular na Austrália, e os turistas costumam estranhar o gosto. É salgado, feito de levedura, fermento, além de diferentes vegetais e especiarias. Os australianos costumam comer vegemite com pão e biscoito.
5 – Tomadas especiais
Tomadas na Austrália parecem comuns apenas para pessoas da Nova Zelândia, Nova Guiné e Fiji. Todos os outros turistas têm que comprar um adaptador. A eletricidade consiste em 230 volts e há comutadores especiais para segurança.
6 – Coalas carnívoros
Há uma lenda de coalas carnívoros que assusta bastante os turistas. Dizem que eles são animais grandes e agressivos que atacam as pessoas. Felizmente, o coala carnívoro é apenas um mito que é usado para assustar os turistas.
É assim que os coalas realmente são. Sim, eles podem ficar de mau humor às vezes, mas eles não caçam pessoas. Pode ficar despreocupado se você for passear na Austrália!
7 – Classificações de saúde em embalagens de alimentos
Os fabricantes da Austrália são tão “honestos”, que na embalagem de alimentos você pode encontrar estatísticas que mostram se ele é saudável. Para quem gosta de alimentos saudáveis, isso facilita bastante.
8 – Nenhum passo para trás
Emus e cangurus foram escolhidos para serem os símbolos da Austrália por uma razão. Eles simbolizam o progresso, pois dizem que eles só podem se mover para frente. Mas, na verdade, tanto emus como cangurus podem se mover para trás, mas raramente o fazem.
9 – Esquilos são animais exóticos
Para a maioria das pessoas, os animais exóticos são cangurus, emas e capivaras, mas os australianos ficam muito felizes quando veem esquilos. É difícil acreditar que, não importa quantos animais diferentes existam na Austrália, os esquilos não vivem por lá.
10 – Cidade 1770
Na Austrália, existe uma cidade chamada 1770. A flora e a fauna foram preservadas nesta região, e os turistas também podem desfrutar de restaurantes, lojas, hotéis e lugares para piquenique.
11 – Pátria das selfies
Desde 2013, o mundo inteiro usa a palavra “selfie”. Mas poucas pessoas sabem que isso fazia parte do linguajar australiano. E o pai dessa palavra é um australiano bêbado que escreveu a palavra em um fórum em 2002.
12 – “Flying doctor”
O Royal Flying Doctor Service é a maior organização aeromédica do mundo. Foi inaugurado em 1928. O serviço ajuda pessoas que vivem em regiões rurais ou em regiões remotas da Austrália, e é o primeiro a responder quando há acidentes. Ele transporta pessoas doentes e médicos especialistas, sempre quando necessário.
13 – Pássaros que imitam sons
Os pássaros-lira têm uma capacidade única de imitar sons – e não apenas aqueles encontrados na natureza. Por exemplo, eles podem imitar facilmente os sons de motosserras, motores de carros, alarmes, tiros de rifle, toques de telefone celular e muito mais.
Visualizar esta foto no Instagram.
Fonte: Bright Side