14 Fatos curiosos provando que a Austrália é um país fora do comum

Posted on

A Austrália é um país onde podemos encontrar coisas bem bizarras, mas que para os australianos, são bem normais. Há tantas praias por lá que, se todo dia você fosse para uma nova, em 15 anos você só conheceria metade. Além disso, há muitas espécies de animais que não são comuns para nós, principalmente cangurus e aranhas gigantes. Veja abaixo 14 fatos curiosos provando que a Austrália parece ser de outro planeta.

1 – Quase tudo na Austrália quer “te matar”

Esta foto resume algumas coisas da Austrália: cães selvagens, cobras venenosas e tubarões. Mas nada disso pode ser comparado com o sol, que é tido como um forte “inimigo”, já que o índice ultravioleta do país é dez vezes mais alto do que na Europa, o que significa que, após uma simples caminhada de meia hora sob a luz do sol, uma pessoa pode se queimar gravemente.

2 – Nos Alpes australianos, há mais neve do que em toda a Suíça

A última vez que nevou em Sydney foi em 1835, mas a região que vai de Nova Gales do Sul a Victoria, chamada de Alpes australianos, possui uma época intensa de nevascas que dura cerca de quatro meses. Por lá, chega a nevar mais do que na Suíça.

3 – Estradas longas

Algumas estradas na Austrália são tão longas e entediantes que as placas têm que entreter os motoristas. Como as estradas possuem retas muito longas, corre o risco de os motoristas ficarem com sono e causarem acidentes. Para evitar isso, uma das soluções do governo foi criar placas que trazem pequenas perguntas para entretê-los.

4 – Esculturas gigantes

Existem cerca de 150 esculturas gigantes espalhadas pela Austrália, que funcionam como atrações especiais aos turistas.

5 – Gírias e abreviações

Os australianos têm um pouco de preguiça para pronunciar palavras completa, e acabam abreviando. Por exemplo, “barbie” é abreviação de barbecue, “churrasco” em português. Além disso, o vocabulário dos australianos é repleto de gírias.

6 – Quase todos os parques têm churrasqueiras

Os australianos adoram passar o tempo livre nos parques. Na maioria desses locais existem churrasqueiras elétricas ou a gás que são gratuitas para a população.

7 – Carne de canguru

A venda de carne de canguru é legalizada na Austrália. Porém, os moradores do país não ligam tanto para essa carne, e mais de 70% dela é exportada.

8 – Grande número de imigrantes

Um em cada quatro moradores da Austrália é um imigrante. Cerca de 28,5% das pessoas que moram na Austrália nasceram no exterior, principalmente na Grã-Bretanha, Nova Zelândia, China e Índia.

9 – Apoio social para a população

Na Austrália existe um grande incentivo do governo para aumentar a população local, por isso casais com mais de 4 filhos recebem auxílios para viver por lá. Esses benefícios são pagos até a criança completar 16 anos, podendo, em alguns casos, se estender até os 19 anos.

10 – Notas de plástico

Desde 1988, as notas australianas não são feitas de papel, mas de plástico. Embora elas sejam mais caras de fabricar, possuem vida útil mais longa. O curioso é que, se alguém rasgar uma nota de 10 dólares australianos no meio, cada parte valerá 5 dólares.

11 – Não precisa deixar gorjeta

Estamos acostumados a deixar gorjetas para os garçons, mas na Austrália, porém, não é preciso deixar gorjeta, e ninguém se sentirá ofendido com isso.

12 – Seis das dez espécies de cobras mais venenosas do mundo vivem na Austrália

A taipan é considerada uma das cobras mais venenosas do mundo. Seus dentes, que medem cerca de 13 milímetros, contêm uma média de 120 mg de veneno, que pode matar uma pessoa em 4-12 horas.

13 – Só na Austrália você pode encontrar bandos de camelos selvagens

Nem no Egito e nos Emirados Árabes há tantos rebanhos de camelos selvagens como na Austrália. Na parte central e norte do país, existem cerca de 1 milhão desses animais.

14 – Maior cerca do mundo

A cerca do Dingo é a maior do mundo, que divide o país ao meio, protegendo as ovelhas de cães selvagens. Ao todo, são mais de 5,6 mil km de extensão.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)