O sociólogo e fotógrafo americano Lewis Wickes Hine afirmava que “Existe um trabalho que beneficia as crianças, e existe um trabalho que traz lucros apenas aos empregadores. O objetivo de empregar crianças não é treiná-las, mas obter altos lucros de seu trabalho”.
Lewis costumava tirar fotografias em preto e branco na metade do século XX, denunciando a imoralidade do trabalho infantil escondida durante muito tempo pelas indústrias americanas. Seu trabalho foi fundamental na mudança das leis do trabalho infantil nos Estados Unidos. O fotógrafo Tom Marshall coloriu algumas fotos de Lewis Wickes, criando um belo trabalho que ajuda a nos conscientizar melhor sobre o trabalho infantil.
1 – Hyman Alpert tinha 12 anos e vendia jornais há 3 anos quando esta foto foi tirada, em março de 1909, em New Haven, Connecticut
2 – Preston de 5 anos, e eraum jovem cartunista de Maine, EUA – 17 de agosto de 1911
3 – Raymond Klose (meio), entregador de jOrnais, 13 anos, St. Louis, Missouri EUA, 1910
A foto foi tirada por Hine pela manhã em 9 de maio de 1910.
4 – Michael McNelis, 8 anos
Este menino acabara de se recuperar do seu segundo ataque de pneumonia quando foi encontrado vendendo jornais debaixo de chuva. A foto foi tirada por Lewis Wickes Hine na Pensilvânia, em junho de 1910. O homem que está próximo ao menino provavelmente era o assistente de Hine.
5 – Ennie Camillo, uma colhedora de Cranberry de 8 anos, Pemberton, Nova Jersey, 1910
6 – Roland, um entregador de jornais de 11 anos de Newark, Nova Jersey
7 – Um dos mais desfavorecidos, Hull House, Chicago, 1910
8 – Johnnie, de 9 anos, em Dunbar, Louisiana – março de 1911
Johnnie trabalhava com mariscos, para um empregador que explorava os trabalhadores imigrantes.
9 – Esta foto final foi tirada alguns anos depois, em 1924
O fotógrafo decidiu incluí-la para mostrar uma visão diferente da infância, mostrando o melhor resultado e melhores condições para os filhos da América na época.
10 – A foto mostra as crianças Katrina De Cato (6), Franco Brezoo (11) Maria Attreo (12) e sua irmã Mattie Attreo (5) no dia, 26 de janeiro de 1910, na cidade de Nova York
Fonte: Bored Panda
Gostou? Deixe seu comentário :)