Pessoas cegas podem desenhar? | Deficiente visual é desafiado a desenhar algumas coisas

Publicado em

Tommy Edison é cego desde o nascimento e trabalha em seu próprio canal no YouTube, falando sobre como é sua vida sem poder enxergar. Ele é informativo, sincero e incrivelmente divertido, o que faz dele um representante dos deficientes visuais na internet.

Uma das ideias para o vídeo “Pessoas cegas podem desenhar?” foi retratar coisas do dia a dia, sendo que as sugestões viriam de seus seguidores. Um grande desafio!

Ele começa explicando que o mundo dele é totalmente tridimensional, já que ele conhece as coisas através do tato, então, é bem difícil colocar as coisas numa folha de papel.

A primeira sugestão é para desenhar um gato. E ele começa a lembrar de como é, pelo tato e pelo o que ele já ouviu falar. Lembra da “cabeça redonda”, “orelhas pontudas”, dentes e “um rabo em pé. Por que gatos sempre fazem isso?”.

Deficiente-Visual-Desenho-2

E este é o resultado:

Deficiente-Visual-Desenho-1

O próximo desafio é um carro. Ele começa pelas rodas, apoiando os dedos no papel como referência para alinhá-las, depois se lembra das portas da frentes e das portas de trás. E pronto!

Deficiente-Visual-Desenho-3

Por último, ele desenha um autorretrato, começando pelo topo, com um olho, um nariz, e outro olho do outro lado. Depois, logo abaixo do nariz, ele faz a boca com os dentes representados por vários pontinhos. E ainda finaliza com os ombros e as mãos.

Deficiente-Visual-Desenho-5

“Você provavelmente nem consegue dizer a diferença de quem é quem. É desafiador, né?”

Deficiente-Visual-Desenho-4

Você conseguiria fazer desenhos tão bons? Lembrando exatamente onde você começou e terminou cada traço? É mesmo um desafio!

Veja o vídeo completo (em inglês):

Fonte: deMilked

 

Gostou? Deixe seu comentário :)