8 Raças extintas de cães que não foram preservadas nem mesmo em fotos

Posted on

Quem ama muito os animais, especialmente os cachorros, muitas vezes tem curiosidade de saber suas origens, e quais as raças já habitaram esse mundo e hoje não existem mais.

Há muitas raças de cães que foram extintas, mas que deixaram alguns resquícios em outras raças que foram originadas das mesmas, enquanto outras desapareceram do mapa sem nem deixar sinais.

1 – Dogo Cubano

Também conhecida como Mastiff Cubano, foi desenvolvida em Cuba, a partir do cruzamento entre o Buldogue Inglês e o antigo Mastiff Espanhol. O Dogo Cubano era destinado a capturar escravos fugitivos. Com o fim da escravidão, o interesse em manter a raça diminuiu, o que fez com que ela desaparecesse aos poucos, no início do século XX.

2 – English Water Spaniel

Era uma raça de caça, e foi muito popular entre os amantes da caça às aves aquáticas, pois o English Water Spaniel era capaz de mergulhar como um pato. Acredita-se que influenciou geneticamente diversas raças modernas, como o Cão d’água americano. Seus últimos representantes foram vistos no início do século XX.

3 – Hare Cão Indiano

Apesar do nome remeter à Índia, era encontrado originalmente no norte do Canadá. Muito veloz e com características de um coiote selvagem, porém com um temperamento caseiro, ele não costumava latir e tinha boas características para caçar e proteger a casa, até que a raça foi desaparecendo por causa do cruzamento com outros cães, durante o século XIX.

4 – Turnspit Dog

Esse cão também era conhecido como “cozinheiro”. Por ter as pernas curtas, era utilizado para correr em uma roda para manter a carne girando enquanto era assada. Por se tratar de um trabalho cansativo, normalmente havia vários cães dessa raça na cozinha, que trabalhavam em turnos para manter a carne sempre girando. No século XIX, a roda da cozinha perdeu sua relevância e a raça começou a desparecer.

5 – Techichi

Antepassado da raça Chihuahua, era um cão que escalava árvores. Os techichi foram domesticados pelos indígenas Mayas, e apesar de não servirem como cão de trabalho por causa de seu tamanho, eram tidos como animais sagrados para a população.

6 – Bull e terrier

Este grupo de cães de combate surgiu como resultado de seleções populares. Os amantes das lutas de cães não consideraram o aspecto físico como uma das características mais importantes. Além disso, eles não tinham características específicas de aparência, todos eram uma mistura do antigo Bulldog inglês e diferentes raças de Terriers.

7 – Tesem

Tesem foi um cão de caça que só pode ser visto agora nas gravuras do antigo Egito. Alguns registros afirmam que esta raça está relacionada ao basenji. Eles tinham pernas longas, orelhas afiadas e uma cauda estreitamente torcida. É uma raça que possui registros em várias representações de antigos túmulos egípcios.

8 – Kurī

Era tido como um cão para sacrifício, comida, caça e companhia. O kurī ocupou um lugar importante na vida dos Maoris, mas foi desaparecendo em razão de que os colonos europeus trouxeram uma grande quantidade de cães diferentes, fazendo com que o kurī desaparecesse no final do século XVIII. Embora alguns registros afirmem que o cão era o companheiro favorito das mulheres Maori, muitos não gostavam da raça, afirmando que ela era “traçoeira”.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)