16 Incríveis maravilhas da arquitetura espalhadas ao redor do mundo

Posted on

Cada país possui suas maravilhas arquitetônicas, e é incrível como alguns arquitetos são tão criativos a ponto de criar edifícios que mais parecem obras de arte.

Veja abaixo 16 projetos arquitetônicos que se destacam pela excentricidade de suas formas e são famosos pontos turísticos.

1 – Templo de Lótus, Nova Deli, Índia

Esse templo em formato de flor de lótus é um lugar aberto a todos, independentemente da religião. O local foi projetado pelo arquiteto Fariborz Sahba e finalizado em 1986, e já ganhou vários prêmios de arquitetura pelas suas formas incomuns.

2 – Atomium, Bruxelas, Bélgica

O estranho e curioso prédio-escultura “Atomium”, está localizado na Bélgica e foi construído em 1958. Consiste em várias esferas ligadas por tubos, com 103 metros de altura, representando um cristal elementar de ferro. Os visitantes podem subir no topo e curtir uma vista panorâmica da cidade.

3 – Paul VI Audience Hall, Roma, Itália

É um edifício romano utilizado pelo Papa como auditório. O local tem um telhado solar com 2.400 painéis fotovoltaicos que fornece todas as necessidades elétricas para a construção durante um ano.

4 – Edifício em formato de flor-de-lótus, Wujin, China

O edifício projetado pelo estúdio de design Studio 505 está localizado sobre um lago artificial em Wujin, sendo uma das principais atrações turísticas da cidade. As paredes, inspiradas em pétalas, são feitas de metal, e podem ficar abertas ou fechadas.

5 – Cidade das Artes e das Ciências, Valência, Espanha

O complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento que se assemelha a uma nave espacial, é uma espécie de mini cidade projetada por Santiago Calatrava e Félix Candela, e foi inaugurado em 16 de Abril de 1998.

6 – Emporia Shopping Center, Malmo, Suécia

O curioso edifício parece uma onda oceânica e pode dar a sensação de que está “derretendo”. Seu exterior é composto de painéis de vidro com curvas que impressionam quem passa por lá.

7 –  Heydar Aliyev Center, Azerbaijão

Projetado por Zaha Hadid, o prédio chama atenção por sua estrutura ondulada. Se trata de uma sala de concertos com um incrível auditório, localizado em Baku, capital do Azerbaijão. O edifício já ganhou um prêmio na categoria design arquitetônico.

8 – Hotel de vidro nos Alpes

O lugar pode parecer real, mas ainda não foi construído. É um projeto do designer Andrii Rozhko, que tem esperança de que sua ideia inovadora possa realmente ser incorporada em um penhasco.

9 – La Muralla Roja, Calpe, Espanha

Localizado no sul da Espanha, esse distrito com paredes vermelhas foi influenciado pela arquitetura árabe do Mediterrâneo. Por dentro, os edifícios são azuis e roxos.

10 – Museu da Arte e Ciência, Singapura

Esse museu localizado em Singapura, se assemelha a uma mão, flor de lótus ou uma cebola, e é uma das principais atrações turísticas do local.

11 – Rotterdam Market Hall, Holanda

A Holanda é um país repleto de lugares interessantes para conhecer. O Rotterdam Market Hall é um deles. O lugar foi inaugurado em 2014 e é um centro de compras, uma espécie de mercado municipal, que chama atenção pelas cores vivas. O interessante é que o prédio também possui apartamentos para quem quiser morar por lá.

12 – Museu Guggenheim Bilbao, Espanha

Parada obrigatória para os fãs de arquitetura que visitam a Espanha, esse museu foi projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, e hoje é um dos pontos turísticos mais famosos do país.

13 – Kunsthaus Graz, Áustria

Kunsthaus Graz é um museu de arte moderna localizado na Áustria. Projetado pelo arquiteto inglês Peter Cook, foi fundado em 2003 e é referência em arquitetura sustentável.

14 – Aqua Tower, em Chicago, Illinois

O prédio é um arranha-céu de apartamentos residenciais, composto por 82 andares, que chama atenção pela sua arquitetura ondulada. O projeto é da arquiteta Jeanne Gang.

15 – Capela de Campo Bruder Klaus, Alemanha

Projetada por Peter Zumthor, a Capela de Campo possui uma aparência um tanto curiosa e misteriosa, com seu exterior retangular, sendo um dos edifícios mais interessantes para visitar na Alemanha, para quem gosta de passeios religiosos e arquitetônicos.

16 – VIA 57 West, Manhattan

VIA 57 West em Manhattan é diferente de qualquer prédio residencial que vemos por aí. O edifício de apartamentos em formato de pirâmide foi projetado pelo grupo de arquitetura Bjarke Ingels.

Fonte: LifeBuzz

Gostou? Deixe seu comentário :)