11 Hábitos que achamos que são saudáveis, mas que podem ser prejudiciais à saúde

Publicado em

Muitas vezes, fazemos coisas e criamos hábitos pelo simples fato de vermos as outras pessoas fazendo e afirmando que são saudáveis. Porém, existem coisas que não fazem tão bem assim, mas que nem imaginamos.

Veja abaixo 11 hábitos que podem prejudicar a nossa saúde, mas que mesmo assim muitas pessoas possuem.

1 – Tomar vitaminas

Tomar vitaminas pode ser perigoso em alguns casos. Cientistas descobriram que aqueles que tomam vitaminas e têm alguns maus hábitos sofrem de doenças graves até 46% mais do que aqueles que não tomam vitaminas.

Consulte o médico.

2 – Exercícios na esteira

A esteira é um dos aparelhos de treinamento mais populares, que ajuda as pessoas a se livrarem dos quilinhos a mais. No entanto, passar muito tempo se exercitando em uma esteira pode ser prejudicial para as articulações. É importante adicionar alguns exercícios de fortalecimento muscular aos exercícios na esteira. Isso o ajudará não só a perder peso, mas também a manter seus músculos preparados.

3 – Bebidas dietéticas

Muitas pessoas acham que refrigerantes dietéticos têm menos calorias e, portanto, são menos nocivos para a saúde. Segundo os cientistas, beber até uma lata de refrigerante dietético por dia pode eventualmente causar doenças cardíacas, elevar a pressão arterial e aumentar o peso.

4 – Exames médicos regulares

Os exames médicos anuais podem ser, de fato, inúteis. Em relação à frequência, é melhor que os pacientes sejam examinados de acordo com sua faixa etária e as doenças comuns a essas idades.

5 – Sabão anti-séptico e antibacteriano

Às vezes, nos enganamos e acreditamos que apenas sabão anti-séptico e antibacteriano podem nos proteger de doenças. No entanto, o uso frequente desses produtos pode levar ao surgimento de germes novos e mais fortes. Segundo os cientistas, o sabão regular é muito bom para o uso diário.

6 – Soneca de tarde

Quem não gosta de um cochilo durante a tarde? Alguns cientistas acreditam que isso pode causar algumas doenças cardíacas. Além disso, longos períodos de sono afetam a memória e o bom funcionamento do cérebro.

7 – Tendência de perda de peso

Alguns pesquisadores afirmam que ser muito magro não é tão bom quanto parece. Aquelas pessoas que comem muito e não engordam, podem ter sua gordura armazenada ao redor do coração e do fígado, o que pode causar doenças graves. Além disso, uma pessoa magra tem maior chance de pegar um resfriado durante o inverno.

8 – Enxaguar a boca com água

Esse hábito pode parecer muito natural, mas é criticado por alguns dentistas. Ao escovar os dentes, eles ficam cobertos com uma camada protetora de flúor, que é retirada pela água. Para preservar o efeito positivo da escovação, enxágue a boca com soluções especiais sem álcool.

9 – Usar chinelos e sandálias para descansar os pés

Apesar de extremamente confortáveis, chinelos e sandálias podem não ser uma boa opção para aquele passeio casual, quando você não quer enfiar seu pé dentro de um tênis, por exemplo.

Isso porque esses calçados não oferecem o suporte necessário para os pés quando caminhamos sobre superfícies duras, de acordo com o Instituto Americanos de Saúde dos Pés. Chinelos são indicados apenas para momentos em que não se irá andar demais ou para caminhar na areia ou na grama.

10 – Beber água exageradamente

A água é essencial para a nossa saúde, mas não devemos exagerar. Beber muita água pode causar problemas renais, inchaço cerebral e baixar o nível de eletrólitos no corpo, causando uma condição grave chamada hiponatremia.

11 – Limpeza todos os dias

É fundamental manter a casa limpa, mas nada de exageros. Os produtos de limpeza doméstica contêm muitos ingredientes químicos que podem causar irritação ocular, dores de cabeça e doenças respiratórias.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)