11 Plantas nem tão inofensivas quanto parecem. Melhor tomar cuidado!

Posted on

A natureza produz belas paisagens, cheias de inspiração e… algumas pegadinhas! Essas plantas estão na lista das mais prejudiciais à saúde das pessoas e animais!

1 – Botões de ouro

Onde achar: Na zona temperada do Hemisfério Norte. Prefere locais úmidos ou pântanos. Existem várias espécies de botões de ouro, e muitos deles são venenosos.

Por que é perigoso: contém seiva cáustica que pode deixar bolhas na pele. Em contato com as mucosas, provoca tosse e espasmos da laringe. Se a seiva entra em seus olhos, ela pode causar cegueira temporária.

2 – Cicuta

Onde achar: na Europa, Ásia e América do Norte. Cresce em locais úmidos, como pântanos e rios.

Por que é perigoso: os sintomas de envenenamento incluem náuseas, convulsões e depressão cardíaca. Pode até causar a morte. Apenas 100-200 gramas de raiz são suficientes para matar uma vaca.

3 – Sambucus

Onde achar: Zona Temperada do Hemisfério Norte e Austrália.

Por que é perigoso: causa dor de cabeça, fraqueza, dores abdominais e, ocasionalmente, convulsões. Também são possíveis falhas cardíacas ou respiratórias.

4 – Oleandro

Onde achar: nas regiões tropicais e subtropicais. É usado em design de paisagem e cultivado em todo o mundo como uma planta de casa.

Por que é perigoso: contém glicosídeos cardíacos que podem alterar a frequência cardíaca e causar náuseas, dor de cabeça, fraqueza e até mesmo a morte.

5 – Aconitum

Onde achar: na Europa, Ásia e América do Norte. Devido às suas belas flores roxas, azuis e amarelas, ela é cultivada para fins decorativos. É uma planta alta e atraente.

Por que é perigoso: é muito tóxico. Provoca arritmia cardíaca, entorpecimento, visão escurecida e morte.

6 – Datura stramonium

Onde achar: No Norte e América Central, Europa e Rússia do Sul. Vulgarmente designada como trombeta, trombeteira, estramônio/estramônio, figueira-do-demo, figueira-do-diabo, figueira-do-inferno, figueira brava e zabumba, é uma erva ereta anual, em média com 30 a 150 cm de altura.

Por que é perigoso: contém alcaloides que causam palpitações, desorientação e delírio. Em casos graves, a morte ou coma são possíveis. Shamans de muitos povos usaram esta planta em seus rituais.

7 – Heracleum

Onde achar: Em regiões temperadas da Europa e da Ásia. Uma espécie também pode ser encontrada nos EUA.

Por que é perigoso: Algumas espécies contém furanocoumarins, substância que causa queimaduras bem doloridas quando exposto ao sol. Se pegar uma dessas nas mãos, deve-se lavar em água corrente e proteger o local do sol por dois dias.

8 – Euphorbia

Onde achar: Em todo o lugar e em formas variadas.

Por que é perigoso: A seiva deixa bolhas, causa indisposição, inchaço e febre.

9 – Ruibarbo

Onde achar: Cultivado na Europa, Rússia e Estados Unidos.

Por que é perigoso: Quase ninguém sabe que a raiz e folhas dessa planta não podem ser consumidas por conta da grande quantidade de ácido oxálico. Elas podem causar queimaduras na garganta e nos olhos, pedras no rim, náusea e diarreia.

10 – Beladona

Onde achar: No norte da Africa, Europa, Sul da Rússia, Ásia e partes da América do Norte.

Por que é perigoso: O envenenamento leve leva a palpitações, à secura e queimação na boca. Já o envenenamento grave causa perda completa de orientação e às vezes cólicas e morte.

11 – Mamona

Onde achar: Em zonas tropicais, subtropicais e temperadas.

Por que é perigoso: A semente é tóxica devido principalmente a uma proteína chamada ricina, que quando purificada é mortal mesmo em pequenas doses[2]. O óleo é de difícil digestão (provoca diarreia), mas o maior risco na ingestão da semente é a toxina ricina.

 

Fonte: Brightside

Gostou? Deixe seu comentário :)