11 Mitos que as pessoas ainda insistem em ainda acreditar

Posted on

Existem coisas que aprendemos com nossos parentes e amigos que não passam de inverdades repetidas de geração em geração. Mas acho que já é hora de deixar alguns desses mitos de lado, não é mesmo?

1 – Coca-cola dissolve os dentes

O mito que se deixarmos um dente por uma noite imerso em coca-cola, ele se dissolverá até a manhã seguinte, não passa disso: um mito! Provavelmente, esse rumor apareceu porque na bebida há a presença de 3 ácidos: fosfórico, cítrico e carbônico, MAS os 3 aparecem em muitas outras bebidas.

2 – Raspar pelos deixa-os mais grossos

Nada disso! Um dos mitos mais populares do mundo ainda é acreditado até hoje por um simples fato: quando cortamos o pelo, eliminamos sua terminação cônica e afilada. É isso que faz parecer que ele está mais grosso, mas é o mesmíssimo pelo de antes.

3 – Sentar muito perto da TV prejudica a visão

Eu sei que muitos pais ainda usam isso para evitar que seus filhos passem horas na frente da tv ou do computador, mas a verdade é que não há nenhuma prova de que esse hábito tenha relação com a piora na visão. O que é bem verdadeiro é que ficar muito tempo na frente destes aparelhos cansa a visão, o que pode dar a sensação de embaçamento e desfoque.

4 – Antibióticos matam vírus

Se você foi um bom aluno em biologia, esse mito não te pegou! Antibióticos agem somente sobre a estrutura das bactérias, matando-as ou impedindo sua reprodução.

5 – Água conduz eletricidade

Eu sei que você ficará chocado (olha o trocadilho!) agora, mas não é a água em si que conduz eletricidade, mas os minerais presentes nela, carregados positiva e negativamente. Moléculas não conduzem eletricidade e é por isso que a água destilada, livre de impurezas e minerais, não conduz eletricidade.

6 – A Muralha da China é visível do espaço

Falso! Apesar de absurdamente longa, com seus 21.196 Km de extensão, a Muralha da China possui apenas 7m de altura e sua coloração confunde-se com o ambiente ao redor tornando-a difícil de ser visualizada de grandes altitudes. Rodovias conseguem ser mais facilmente distinguíveis.

7 – Cabelos e unhas crescem após a morte

Um mito macabro e falso! Quando a pessoa morre, a pele seca e encolhe, o que dá a impressão que as unhas e cabelos cresceram.

8 – Pegar em sapos faz aparecer verrugas

Verrugas são tumores benignos da pele causadas pelo papilomavírus. Você pode pegá-las em qualquer lugar, especialmente locais públicos ou ao contato com uma pessoa doente.

9 – Se você engolir um chiclete, ele ficará no seu estômago por 7 anos

Nossa, mito total! Apesar da goma do chiclete não ser suscetível ao ácido estomacal e, portanto, não ser dissolvida por ele, ela é expulsa do corpo através dos movimentos musculares do estômago.

10 – Sabão mata bactérias

Sabões e sabonetes apenas remove as bactérias através da lavagem. Entretanto, o que os torna tão eficazes na higienização é que ao lavar a pele com sabão, você elimina a oleosidade, que é o meio perfeito para a proliferação desses microorganismos.

11 – Morcegos são cegos

Além da ecolocalização (através dos sons), os morcegos utilizam da visão noturna para se locomoverem.

Fonte: Brightside

Gostou? Deixe seu comentário :)