Aquela música grudou na sua cabeça? Saiba como se livrar dela!

Posted on

Não importa quem seja você ou o que você faz, mas com certeza você já teve a experiência de ficar com uma música ecoando na cabeça por horas e horas. É um fenômeno muito comum e que acontece com certa frequência, e por mais que você goste da música, depois de um dia inteiro sem conseguir se livrar dela, tudo se transforma em puro ódio. Vamos ver o porquê disso:

O fenômeno foi chamado de Earworm (Minhoca de Ouvido) pelo professor James Kellaris da Universidade de Cincinnati (EUA)

E já que 90% das pessoas vive esse fenômeno pelo menos uma vez por semana, a equipe de Kelly Jakubowski aprofundou os estudos no tema, e descobriu que três fatores contribuem para o loop: ritmo, melodia e intervalos

minhoca-ouvido-2

1. Ritmo

Um ritmo rápido, dançante e otimista torna a música mais pegajosa e mais fácil de ser lembrada.

2. Melodia

A forma da melodia também influencia bastante. Uma estrutura simples e um padrão rítmico (como canções infantis) fazem com que nosso cérebro se lembre disso mais facilmente.

minhoca-ouvido-4

3. Intervalos

Esse é o recurso mais usado pelas músicas pegajosas. A maioria usa intervalos únicos, mas sem se afastar da simplicidade da melodia. “É simples e diferente”, conclui Kelly Jakubowski.

minhoca-ouvido-5

Um estudo que ocorreu entre 2010 e 2013 elegeu as músicas mais grudentas, e Lady Gaga foi a vencedora, já que da lista, 3 são dela:

  • Bad Romance, Lady Gaga
  • Alejandro, Lady Gaga
  • Poker Face, Lady Gaga
  • Can’t Get You Out Of My Head, Kylie Minogue
  • Bohemian Rhapsody, Queen
  • Don’t Stop Believin, Jorney

minhoca-ouvido-6

Também concluiu-se que a música está fortemente conectada a emoções e memórias

Daniel Levitin, neurocientista, músico e professor da Universidade McGill (Canadá) explica que “a razão pela qual temos earworms é, principalmente, por ser a música uma adaptação evolucionária que nos ajuda a preservar informação factual e emocional através de um meio fácil de memorização”

E sabemos muito bem que certas músicas nos trazem lembranças de certos momentos de nossa vida. E é essa resposta emocional que acaba amplificando o efeito earworm

minhoca-ouvido-7

Tá, mas como se livrar da música?

O fenômeno pode durar mais quando a letra é desconhecida, já que o cérebro fica repetindo a parte que conhece para preencher os vazios deixados. Então, uma opção é escutar a música para ensinar ao cérebro o repertório completo.

minhoca-ouvido-8

Outra opção é tentar substituir a música que está na sua cabeça por outra. Muitos dizem que “God Save The Queen”, do Sex Pistols, funciona muito bem.

minhoca-ouvido-9

Se nada funcionar, ocupe a mente para sufocar aquela melodia chata que começa no fundo da sua mente. Televisão não ajuda muito, mas ler um livro exige mais do cérebro, silenciando a musiquinha (e as vozes)

minhoca-ouvido-10

Isso acontece com você? Qual sua técnica para se livrar da pegajosa?

Fonte: Diply

Gostou? Deixe seu comentário :)