Por que 5×3 não é igual a 3×5: prova corrigida por professor causa polêmica na internet

Posted on

Quando aprendemos as 4 operações matemáticas básicas, aprendemos que na adição, a ordem das parcelas não altera o resultado. Sendo assim, 3+2 e 2+3 sempre seriam iguais a 5. Na multiplicação, há regra semelhante: a ordem entre multiplicando e multiplicador também não altera o produto. Por isso, 3×5 e 5×3 seriam iguais a 15 e fim de papo, certo? Bem, mais ou menos.

A grande polêmica aconteceu após um aluno americano receber sua prova corrigida e, para a sua surpresa, uma das questões mais simples, aparentemente, estava incorreta.

O enunciado da questão pedia para que o aluno utilizasse a estratégia da adição repetida para resolver a operação “5×3”. O aluno então respondeu a questão como “5+5+5”, e que isso seria igual a 15. Entretanto, o professor afirmou categoricamente que a resposta correta seria “3+3+3+3+3”.

5x3

Diante da polêmica, o ele explicou que “5×3” significa “somar 5 vezes o número 3”. A coisa ficou tão séria que Conselho Nacional de Professores de Matemática dos EUA teve de tomar um posicionamento, e ficou ao lado do professor:

“Parte do que ensinamos às crianças está baseado no fato de que queremos que elas sejam pensadoras e capazes de solucionar problemas. Queremos que os alunos entendam o que estão fazendo, e não apenas dar a resposta certa”, disse Diane Briars, presidente da organização.

As opiniões ainda se dividem. Os que defendem o posicionamento do professor afirmam que aprender da forma correta prepara os alunos para problemas mais complexos. Aqueles que criticam acham que isso é algo que pode confundir as crianças e que é uma forma muito restrita de enxergar o problema matemático.

Mas e você, qual a sua opinião?

Fonte: BBC Brasil
Destaque: Shutterstock

 

Gostou? Deixe seu comentário :)