10 Fotos que os pais não deveriam publicar nas redes sociais

Posted on

Cada momento é único e registrá-lo é sempre bom, especialmente quando se tem filhos, pois preserva as boas memórias. Compartilhar os bons momentos das crianças nas redes sociais, como as caretas, os primeiros passos e as bagunças tem se tornado tão comum que alguns pais se esquecem de que isso pode ser muito perigoso.

Todo bom senso é bem-vindo na hora de postar algo na internet, porém as fotos infantis devem receber o dobro de atenção para garantir a segurança dos pequenos.

1 – Fotos da criança em alta resolução

Tudo bem que uma fotografia em alta resolução garante um resultado encantador, porém a edição deste tipo de imagem se torna muito mais fácil. Assim, ela poderá ser usada para fins comerciais sem que os pais saibam, ou venham a descobrir muito tempo depois. Quando algo é postado na internet dificilmente será possível ter controle sobre isso.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-1

2 – Fotos com registro de localização

Ao capturar um momento do seu filho, preocupe-se em desativar o geolocalizador do celular ou câmera fotográfica. Publicar uma foto com o registro de localização expõe os lugares que a criança costuma frequentar, sendo de grande utilidade para pessoas mal intencionadas. Trotes de sequestro, por exemplo, poderão parecer mais realistas quando a pessoa se aproveita das informações que os próprios pais expuseram.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-2

3 – Fotos da criança com o uniforme escolar

A exposição da rotina da criança também deve ser evitada. Informações como a escola onde ela estuda ou cursos extracurriculares que frequenta pode ser útil tanto para as pessoas que elaboram trotes de sequestro quanto aos que estão realmente procurando uma vítima para sequestrar.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-3

4 – Fotos da criança tomando banho

O bom senso é extremamente necessário ao postar uma foto deste tipo nas redes sociais. Além de ser algo muito íntimo, essa imagem pode ser usada por pedófilos que procuram material para ser compartilhado em sites de conteúdo impróprio – o que infelizmente é uma realidade. E mais do que isso, exibir as partes íntimas pode ser constrangedor não só para os adultos.

5 – Fotos da criança com amiguinhos

Expor outras crianças além do seu filho é algo que merece muita atenção. Todos os riscos de publicar uma foto do seu pequeno na rede social também são realidade para as outras crianças. Jamais publique algo de outra criança sem autorização dos pais.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-5

6 – Fotos da criança no ambiente de trabalho dos pais

Neste tipo de publicação todos ficam expostos, pois são publicadas tanto as informações referentes aos pais quanto as da criança. Não precisa dizer mais nada, não é?

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-6

7 – Fotos que vão causar o constrangimento da criança futuramente

Sabe aquela sua foto quando pequeno que sua mãe guarda no fundo do baú e a expõe sempre que tem oportunidade, fazendo você morrer de vergonha? Pois é, agora imagine isso exposto na internet, onde pessoas mal intencionadas possam futuramente usá-la para constranger e até tornar uma pessoa vítima de bullying. Cuidado com as fotos que hoje parecem inofensivas, mas que podem causar problemas nos próximos anos.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-7

8 – Fotos onde crianças estão perto de objetos de valor

Não é necessário expor as posses da família, especialmente quando essas coisas possuem valores altos. É uma informação valiosa para que pessoas mal intencionadas saibam, por exemplo, que seu filho tem um celular caro ou que a família possui um carro cujo preço é bem alto.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-8

9 – Fotos que fornecem informações da residência

Evite as imagens onde é exposto a fachada da casa, nome da rua ou pontos de referência. A segurança da família toda pode ser ameaçada caso essas informações sejam utilizadas de má fé.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-9

10 – Fotos engraçadinhas

Muita gente não liga ou acredita que não acontecerá esse tipo de coisa com seus pequenos, mas do dia pra noite aquela foto engraçadinha do seu filho pode se tornar viral no mundo todo. Pode até parecer legal à primeira vista, porém a criança estará muito mais exposta do que normalmente estaria e a fotografia pode até ser usada com mensagens ofensivas ou com o objetivo de causar constrangimento.

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-10

Configurações de privacidade dos álbuns e fotos

Muitos destes problemas citados acima podem ser evitados com uma boa dose de cautela e critérios, e um deles é selecionar as pessoas que poderão ver as fotografias. Configurar a privacidade permitindo que os amigos de seus amigos vejam as fotos não garante a segurança da criança, pois afinal, quem são os amigos de seus amigos? Em meio destes, qual a probabilidade de haver alguém mal intencionado?

fotos-infantis-que-não-devem-ser-publicadas-11

Fonte: Just Real Moms, Getty Images

Gostou? Deixe seu comentário :)