20 Difíceis lições de vida que todo mundo deve aprender em seus 20 e poucos anos

Posted on

Seus 20 anos podem ser os mais difíceis de sua vida, mas também podem ser os melhores, dependendo de suas escolhas e esforços. Existem também grandes diferenças entre uma pessoa de 20 anos e outra de 29 anos. A verdade é que essa fase da vida envolve muitas mudanças necessárias para o nosso crescimento, e algumas delas são bem dolorosas.

Veja abaixo as 20 mais difíceis lições que aprendemos nessa fase em que há tantas novidades em nossas vidas.

Com certeza você irá se identificar com muitas delas.

1. Você não descobriu tudo

Às vezes, sentimos muita pressão para descobrir todas as coisas aos 20 anos. Mas a verdade é que não podemos ser tão duros com nós mesmos. Ao invés de querer abraçar o mundo de uma vez, dê a si mesmo uma pausa.

licoes-20-anos-1

2. Você não tem tantos amigos quanto antes

Conforme você progride através dos seus 20 anos, não terá tantos amigos como você tinha na adolescência. Os interesses deles começam a mudar, assim como os seus. Muitos dos seus amigos se casaram ou ficaram ocupados demais com seus empregos.

licoes-20-anos-2

3. É difícil estabelecer-se (mesmo se você quiser)

A vida começa a atraí-lo para várias direções. Talvez você queira tentar viver em uma outra cidade, talvez você tenha uma nova oportunidade de trabalho e se mude para uma nova cidade de qualquer maneira. É normal ser atraído por muitas oportunidades diferentes.

licoes-20-anos-9

4. A vida não fica mais fácil

Embora possa parecer uma nova e excitante fase para se aventurar, isso não vem sem desafios. A verdade é que a maior parte da vida é uma rotina, e nos seus 20 anos você está tentando descobrir a melhor maneira de passar por isso.

licoes-20-anos-4

5. É realmente difícil guardar dinheiro

Os especialistas financeiros sempre dizem às pessoas na faixa dos 20 anos para guardarem dinheiro na poupança, porque depois de um longo período terão um alto montante para comprar um imóvel ou para utilizar em situações de emergência. Mas a verdade é que é muito difícil economizar dinheiro nessa fase da vida.

licoes-20-anos-5

6. A dívida é o seu pior inimigo

Os estudantes na faixa dos 20 anos costumam ser as pessoas mais endividadas, segundo pesquisas. Na verdade, nessa fase ainda não temos disciplina para controlar gastos e acabamos nos endividando cada vez mais, e isso é um perigo.

licoes-20-anos-6

7. Você troca muito de emprego

Essa é a fase em que mais trocamos de emprego. Muitas vezes ainda não sabemos o que é melhor para nós. Você irá se deparar com várias oportunidades e terá que escolher qual a melhor para si.

licoes-20-anos-7

 

8. Você pode voltar a morar com seus pais

Às vezes saímos de casa aos vinte e poucos anos, sem ter um emprego estável. Nos deparamos então com uma realidade que até então não conhecíamos, as dificuldades de sustentar uma casa sozinho muitas vezes nos fazem voltar para a casa dos nossos pais. Isso é mais comum do que imaginamos.

licoes-20-anos-8

9. Amar a si mesmo é difícil

Problemas de autoestima são comuns nessa fase. É difícil lembrar-se de amar a si mesmo quando você está tentando descobrir quem você é. Além disso, relacionamentos fracassados acontecem com mais frequência nessa fase, o que abala mais ainda o amor próprio.

licoes-20-anos-3

10. Relacionamentos deixam você louco

Você se apaixona. Você rompe com alguém. Você pensa que que está apaixonado e descobre que a outra pessoa não está. Você acha que sabe o que é importante para você, mas isso muda. Seus 20 anos são cheios de relacionamentos malucos.

licoes-20-anos-10

11. O mundo real não é como você imaginava

Você aprende muitas verdades duras quando chega aos seus 20 anos de idade. Antes disso, nós eramos um tanto quanto ingênuos para muitas coisas e achávamos que o mundo era cor de rosa. Nessa fase, nos damos conta de que as coisas do “mundo real” não são tão divertidas.

licoes-20-anos-11

12. Você não pode se divertir como antes

Quanto mais os anos passam, mais entendemos que ficar acordado até tarde ou dançar por uma noite inteirinha, começa a ficar cansativo. O sono começa a bater mais forte do que antes, e temos várias obrigações, como trabalhar e estudar, que consomem muito da nossa energia.

licoes-20-anos-12

13. Sua empresa não se importa com você

Nessa fase nós sentimos na pele que as empresas não se importam muito com seus funcionários. Você trabalha muito, ganha pouco e ainda tem que conciliar faculdade e trabalho. E no final você descobre que é totalmente substituível no local onde trabalha.

licoes-20-anos-13

14. A faculdade pode não ter valido a pena

Entrar na faculdade é um grande momento na vida dos jovens. Muitas vezes pode ter valido a pena enfrentar tantos anos de estudo, você se forma e consegue arranjar algum emprego bem legal na área que gosta. Mas muitos jovens ficam insatisfeitos depois que se formam.

licoes-20-anos-14

15. É chato se sentir mais velho

Eu sei que alguns vão dizer: “Você ainda está com 20 ou 30 anos, não é velho!” Bem, realmente, eu entendo isso. No entanto, você começa a perceber que seu corpo está mudando: você não é tão flexível quanto era antes. Em seus 20 anos você vai notar essas pequenas diferenças pela primeira vez.

licoes-20-anos-15


 

16. Você toma decisões ruins

Durante nossos 20 anos, queremos acertar todas as nossas decisões. Nós achamos que já cometemos erros demais durante a adolescência e não queremos decepcionar ninguém novamente. Porém, todas as decisões da nossa vida podem ser boas ou ruins. Devemos tentar tomar as melhores, mas nessa fase muitas vezes fazemos as piores escolhas.

licoes-20-anos-16

17. Não há problema em experimentar coisas novas

É o momento perfeito para assumir riscos. Viaje pelo mundo, aprenda algo novo, seja mais vulnerável. Não se importe com o que os outros falam, este é o melhor momento para sair da zona de conforto.

licoes-20-anos-17

18. Você continua se comparando aos outros

V0cê vive se comparando com as outras pessoas da sua idade, acha que elas já fizeram e descobriram todas as coisas. Mas na realidade, elas estão tão assustadas quanto você.

Two girls looking each other angry

19. A pressão das pessoas não acaba

Enquanto seus amigos podem não se atreve a fazer algo, você ainda sente a pressão de ser um médico, advogado, ganhar mais dinheiro, etc. Muitas vezes, essas pressões simplesmente não alinhar com o que somos, por isso, tornar-se irritado com nós mesmos. Comece a se aceitar do jeito que você é.

licoes-20-anos-19

20. Não há nenhuma fórmula mágica para o sucesso

Às vezes nós pensamos que iremos descobrir tudo aos 20 anos e seremos um verdadeiro sucesso. Na verdade, há vários caminhos para isso e muitas vezes eles são bem longos, pois nada se constrói da noite para o dia.

licoes-20-anos-20

Fonte: Life Hack

Gostou? Deixe seu comentário :)