Essa é a história que você não vê nos cinemas e muito menos quando adquire um produto fabricado na China. É verdade, os preços são bem atraentes, apesar da qualidade ser ligeiramente duvidosa; mas quando brinquedos de marca custam absurdos, fica difícil não ceder aos similares vendidos em praticamente qualquer ponto de comércio popular das cidades.
Ah, mas se esses brinquedos pudessem falar como aqueles do cinema, eles teriam muita história pra contar. Histórias essas sobre pessoas que vivem numa realidade inimaginável e que deixariam crianças e adultos de queixo caído.
Michael Wolf é um fotógrafo alemão, radicado em Hong Kong, que vem tomando grande notoriedade pelo seu trabalho focado na paisagem das grandes cidades, seus transeuntes e sua cultura. Desta vez, ele nos transporta à dura realidade de jovens e adultos que trabalham nas fábricas de brinquedo chinesas – um negócio extremamente lucrativo, diga-se de passagem.
As imagens que você verá a seguir fazem parte da série The Real Toy Story ou A Real História dos Brinquedos, fotografada em 5 fábricas diferentes onde cerca de 75% do trabalho é inteiramente manual. Não é preciso grande esforço para perceber que a quantidade de trabalho diário é monstruosa e, pela cara de cansaço destes trabalhadores, dá para perceber o quão desgastante e desumano é depender de um emprego assim para mal conseguir dar sustento à família e ao lar.
1.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
Fontes: Imagur, Michael Wolf