BigDog e WildCat: o futuro dos animais-robôs já está aqui – e é apavorante!

Posted on

Parece que a cada dia nos aproximamos do futuro traçado pelos filmes de ficção científica, cheio de robôs e equipamentos fantásticos. Uma prova bastante contundente desta afirmação pode ser vista nas máquinas desenvolvidas pela Boston Dynamics, companhia de engenharia especializada na construção e aperfeiçoamento de robôs com foco na mobilidade.

Fundada em 1992, ela já fez imensos avanços com relação à movimentação natural das suas máquinas, a ponto de assustar meio mundo com os vídeos lançados em seu canal do YouTube. O exército dos Estados Unidos ja está de olho há muito tempo nesse tipo de tecnologia e é um dos investidores.

O BigDog é um robô que imita a movimentação de um cachorro. Foi desenvolvido como um robô especializado no deslocamento em terrenos acidentados ou bastante acidentados, sendo capaz de caminhar sobre a neve, terrenos úmidos, escorregadios e declives. Sua função básica é a de transporte de suprimentos, mas ele também é capaz de correr pequenas distâncias.

Já o Cheetah, mais conhecido como WildCat, como já deve sugerir, é um robô especializado em velocidade – sim, ele é capaz de correr! O projeto inicial, desenvolvido pelo MIT, data de 1989 e tinha recorde de velocidade de 13,1 mph (algo como 21 km/h). Hoje, em seu projeto mais atual, o WildCat chega a incríveis a 29 mph (algo em torno de 46 km/h).

Não sei quanto a vocês, mas eu só consigo imaginar essas coisas sendo usadas nas próximas guerras na quais os Estados Unidos venham a se envolver (mesmo que eles não tenham nada a ver com a confusão, como de praxe). Eu é que não gostaria de ser caçado por um desses robôs!!! O que vocês acham?

 

Via Boston Dynamics

Gostou? Deixe seu comentário :)