10 Modas do passado que felizmente ficaram para trás

Posted on

A moda muda bastante com o passar dos anos, e é interessante ver as diferenças entre a moda de séculos atrás e a de hoje em dia. Algumas vestimentas antigas pareciam bastante desconfortáveis de usar, porém elegantes; outras nem elegantes eram.

Algumas peças que hoje podem ser estranhas para nós, antigamente faziam sucesso, principalmente entre as pessoas de alto status social. Felizmente, muitas dessas vestimentas não sobreviveram além de seu tempo.

1 – Sapatos chopin

Eram sapatos de plataformas enormes (alguns chegavam a ter 50 centímetros), muito usados entre os séculos XV e XVII. As mulheres esses sapatos principalmente para proteger seus longos vestidos contra a lama. Eles também representavam status social e cultural, e quanto mais alto o sapato, maior status a pessoa tinha.

2 – Saia Hobble

A história que se sabe é que esta saia foi inspirada na primeira mulher a entrar num avião. Em uma demonstração, em 1908, os irmãos Wright pediram a Edith Ogilby Berg para viajar como passageira por alguns minutos, e ela decidiu amarrar a saia com uma corda nos tornozelos para evitar que ela subisse durante o voo. A moda pegou e esta saia, apesar de muito desconfortável para andar, se popularizou, sendo inclusive usada por personagens icônicos do cinema como Rose, do Titanic.

3 – Espartilho de metal

O espartilho de metal foi introduzido na França por Catarina de Médici no século XVI, e o seu objetivo era conseguir um torso estilizado, mas mais como acessório médico do que como vestuário de moda. Sendo inteiramente de metal, esta peça era rígida e limitava bastante a mobilidade das pessoas.

4 – Peruca macaroni

A moda macaroni era muito popular entre os homens burgueses da Inglaterra no século 18. Essas roupas extravagantes, que incluíam perucas muito altas, eram usadas por  homens que queriam parecer excessivamente vistosos diante das outras pessoas.

5 – Espartilho masculino

Houve um tempo em que a cintura estreita era um padrão de moda tanto para mulheres quanto para homens, e a melhor maneira de consegui-la era usando um espartilho. Isso aconteceu entre 1820 e 1840, e ainda bem que essa moda não foi para frente.

6 – Gache

Esta peruca tradicional da cultura coreana pode pesar entre 3 e 4 quilos. Historicamente, as gaches eram usadas ​​como acessórios e eram tão caras que só eram usadas ​​por mulheres de alto padrão social, que acrescentavam enfeites como objetos de seda, prata e até joias mais caras.

7 – Moda ganguro

A moda ganguro ficou muito popular no Japão durante a década de 1990, como uma maneira de protestar contra o padrão tradicional de beleza do país: pele muito clara, cabelos escuros e cores neutras para maquiagem. Assim, as três características mais importantes se tornaram pele excessivamente bronzeada, cabelos descoloridos e maquiagem colorida.

8 – Brial

O vestido brial era usado por mulheres que queriam mostrar seu status na sociedade usando tecidos caros como a seda, algo inacessível para outras pessoas. Esses vestidos eram muito compridos, chegando a arrastar no chão, e as mangas eram bastante volumosas.

9 – Cones de perfume egípcio

Estes perfumes ou cones eram usados ​​no antigo Egito como ornamento aromático, sobre a cabeça ou em perucas. Acredita-se que eram feitos de uma mistura de óleos, resinas, gorduras, aquecidos pelo calor do corpo e exalavam fragrâncias.

10 – Moda Lolita

Durante os anos 1990 e 2000, uma moda de séculos atrás tomou as ruas do Japão: a vitoriana. No entanto, essa adaptação, conhecida como “moda Lolita”, expressava mensagens bem diferentes das de sua antecessora, tendo o intuito de diversão e de fuga da vida adulta.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)