18 Soluções inteligentes que os japoneses utilizam para solucionar problemas cotidianos

Posted on

O Japão é mesmo um país diferenciado, organizado e muito avançado em termos de educação e tecnologia. A impressão que temos é que os japoneses conseguem resolver até os pequenos problemas com mais praticidade, já que eles estão sempre aprimorando suas técnicas para solucionar tudo. Veja abaixo algumas soluções simples, mas muito inteligentes, que os japoneses inventaram para deixar seus dias mais práticos.

1 – Cola cirúrgica para cobrir ferimentos

Trata-se de uma alternativa para substituir um bandaid comum. É fácil de aplicar, seca rapidamente, não sai com água e ajuda a cicatrizar melhor as feridas.

2 – Os japoneses preferem louças verdadeiramente ecológicas

Enquanto no resto do mundo os pratos de plástico estão sendo gradualmente substituídos pelos de madeira, no Japão os utensílios feitos de bambu mossô são muito populares. Trata-se de um tipo de bambu que cresce rapidamente e é fácil de processar e utilizar.

3 – As pessoas fazem ovos cozidos de formatos fofos para estimular o apetite

No Japão, as pessoas prestam muita atenção ao visual dos alimentos, por isso são usados vários truques para deixar as refeições mais “bonitas”, como essas forminhas de ovos cozidos.

4 – Além de lavar as mãos, as pessoas também gargarejam uma solução especial quando chegam em casa

Esse é o processo típico pelo qual uma pessoa passa quando chega em casa depois de  sair para comer em um restaurante. Os japoneses acreditam que é uma boa maneira de se livrar das bactérias.

5 – Nos banheiros públicos, há pias com dispensador de sabão integrado e secador de mãos

Tudo funciona automaticamente, basta aproximar as mãos do sensor. Isso economiza espaço, sabão, água e eletricidade, e as pessoas não precisam tocar no dispensador de sabão com as mãos sujas.

6 – Pinças para pipoca, salgadinhos e batatas fritas

Essas pinças longas e finas são ideais para pegar comida, mesmo em pacotes profundos, e colocá-la na boca sem sujar as mãos.

7 – As bicicletas têm suportes para guarda-chuvas

No Japão, é proibido andar de bicicleta com guarda-chuva na mão. Mas há uma solução para isso: é possível prender o guarda-chuva ao guidão usando um suporte especial, o que é útil e ao mesmo tempo seguro.

8 – As meias são presas aos pés com a ajuda de cola

As meias compridas fazem parte do uniforme escolar feminino, então as meninas sempre têm cola para meias em suas nécessaires.

9 – As pessoas usam escovas de limpeza especiais para vasos sanitários

Uma espécie de papel toalha embebido em detergente antibacteriano é anexado à escova. Após a limpeza, basta pressionar o botão na escova para soltar o papel e jogá-lo no vaso sanitário.

10 – O herpes labial é curado com adesivos especiais

O adesivo adere diretamente à ferida e alivia instantaneamente a dor, promovendo a cura natural.

11 – As ruas são decoradas com vasos de plantas

É quase impossível os japoneses terem seus próprios jardins, porque os prédios ficam muito próximos uns dos outros, não sobrando muito espaço. É por isso que os japoneses colocam vasos de plantas nas calçadas e perto das entradas, principalmente quando está muito calor.

12 – Depois de ler o jornal, é possível plantá-lo

Há vários anos, a maior editora do Japão optou por imprimir seu jornal em papel com sementes. Depois de lê-lo, uma pessoa pode plantá-lo no chão e cultivar flores a partir dele.

13 – Os mais velhos recorrem a dispositivos auxiliares de caminhada em vez de cadeiras de rodas

Ao contrário das cadeiras de rodas, os dispositivos auxiliares de caminhada permitem que as pessoas desenvolvam melhor seus músculos, distribuindo uniformemente a carga no esqueleto e ajudando a recuperar sua capacidade de se mover normalmente, com mais independência.

14 – O colágeno é aplicado na pele com a ajuda de um secador de cabelo

A empresa fabricante desse secador afirma que, graças a um cartucho especial acoplado a um secador de cabelo, o fluxo de ar fica saturado com nanopartículas de colágeno, melhorando a condição da pele.

15 – Os japoneses podem abrir e fechar as portas de casa com a ajuda de smartphones, mesmo que estejam em outra parte do mundo

No Japão, muitos imóveis são equipados com fechaduras eletrônicas que podem ser abertas com uma chave normal, um código PIN, um cartão ou cartão RFID, uma impressão digital ou uma aplicação para smartphone. O aplicativo pode ser muito útil se o morador estiver viajando, mas ele precisa dar a outra pessoa acesso ao seu apartamento, por exemplo, para regar as plantas ou para verificar se os aparelhos estão desligados.

16 – Para dormir melhor, adultos solitários abraçam travesseiros com fotos de corpo inteiro de suas celebridades favoritas

Esses travesseiros são feitos na forma de gatos longos, heróis de anime e fotos de corpo inteiro de atores famosos, por exemplo.

17 – Peelings faciais com água ionizada que flui sob alta pressão

Graças a esse produto, é possível fazer um peeling facial com água. O procedimento promove limpeza suave e profunda da pele e remoção de cravos, sendo um meio alternativo aos peelings mais agressivos.

18 – Ruas e calçadas são aquecidas no inverno

Esse sistema funciona nas cidades do norte do país. Pode parecer uma solução cara, mas é apenas uma questão de tecnologia. Em alguns casos, a água de fontes termais locais é usada, em outros casos, as estradas são aquecidas com eletricidade que é acumulada por painéis solares.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)