12 Características que fazem da América Latina um lugar fascinante

Posted on

A América Latina, formada por 20 países, incluindo o Brasil, é um local que apresenta uma enorme diversidade cultural, geográfica e climática. Apesar da desigualdade social e problemas de ordem política, os países da América Latina possuem características muito interessantes, que atraem pessoas de todo o mundo que desejam conhecer principalmente suas belezas naturais. Conheça abaixo alguns fatos que nos fazem ter orgulho da América Latina.

1 – Possui o país com a maior quantidade de reservas de petróleo do mundo

A Venezuela é o país com a maior quantidade de reservas de petróleo do mundo. O segundo da lista é a Arábia Saudita, enquanto entre os 20 primeiros existem três outros países da América Latina: Brasil (15), Equador (18) e México (19).

2 – A gastronomia da América Latina é patrimônio mundial

Em 2010, a UNESCO reconheceu a deliciosa culinária tradicional mexicana como uma herança cultural intangível da humanidade.

3 – O rio Amazonas é o maior e mais caudaloso

Dentro da floresta Amazônica, que é uma das sete maravilhas naturais do mundo, está o rio Amazonas, que é o maior e mais caudaloso do mundo. Ele nasce no Peru, atravessa a Colômbia e, com seus 7.062 quilômetros de extensão, atravessa todo o Brasil até sua foz no Oceano Atlântico.

4 – O rio mais largo do planeta se encontra na América Latina

A região possui não apenas o rio mais longo do mundo, mas também o mais largo: o Rio da Prata, que atinge 324 quilômetros de largura e divide as costas da Argentina e Uruguai.

5 – Também na América Latina está localizado o lugar não polar mais árido

O deserto de Atacama, no Chile, é o mais seco e o mais antigo da Terra, se não forem levados em consideração aqueles localizados em círculos polares. Abrange uma área de aproximadamente 105.000 quilômetros, e está localizado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes.

6 – As cidades mais austrais do planeta

A cidade argentina de Ushuaia e a cidade chilena de Puerto Williams, disputam o título de ser a mais austral do mundo. A primeira mostrou historicamente essa marca e é por isso que é conhecida como o local do “fim do mundo”, mas no ano passado, uma modificação permitiu elevar o ranking da segunda, que se tornou formalmente uma cidade.

Além dessa controvérsia, se as bases antárticas não forem levadas em consideração, a comunidade mais ao sul do mundo é Puerto Toro. Menos de 30 habitantes vivem permanentemente neste assentamento chileno que foi fundado em 1892, antes da corrida do ouro que era vivida na área na época.

7 – A cidade mais alta do mundo

A cidade de La Rinconada, localizada nos Andes peruanos a cerca de 5.100 metros acima do nível do mar é considerada a cidade mais alta do mundo. Mas viver nessa cidade não é nada simples. O local não possui saneamento ambiental, existe o risco de contaminação por mercúrio devido à atividade de mineração e possui um clima frio durante todo o ano.

Outra coisa que complica a vida por lá é a falta de oxigênio em razão da altitude extrema, principalmente para quem não está acostumado a essas condições.

8 – Região com maior população com tipo sanguíneo O- (doador universal)

Os tipos sanguíneos são divididos em A, B, AB e O. Esse agrupamento internacional permite conhecer a compatibilidade no momento de uma transfusão de sangue. O grupo O é compatível com todos, então aqueles que têm esse sangue são doadores universais.

A América Latina é a região do mundo com a maior porcentagem de população com esse grupo sanguíneo, e isso está relacionado ao fato de ser um tipo muito comum em indígenas e seus descendentes da América do Sul e Central.

9 – Primeira Constituição que reconhece os direitos da natureza

O Equador foi o primeiro país do mundo a reconhecer a natureza como sujeito de direito em sua Constituição. O pais considera que ela é vital para a existência e promove o cuidado da biodiversidade, recursos naturais, biosfera e patrimônio natural.

10 – Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são um ponto turístico muito visitado por turistas do nordeste da Argentina e sul do Brasil. Eleitas como uma das sete maravilhas naturais do mundo, são reconhecidas internacionalmente pela natureza espetacular de seus 275 saltos. A atração foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

11 – A cachoeira mais alta do mundo

O Salto Ángel ou Cataratas Ángel é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura, e está localizado na Venezuela, próximo da fronteira entre Brasil e guiana. O local, declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO, foi a inspiração do “Paraíso das Cachoeiras”, lugar fictício que aparece no filme Up – Altas Aventuras.

12 – Ponto mais distante do centro da terra

O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, estando a 8.848 metros acima do nível do mar. Já o ponto mais distante do centro da Terra é o Chimborazo, o vulcão e a montanha mais alta do Equador, com uma altitude de 6.263 metros.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)