A evolução das roupas íntimas femininas nos últimos 100 anos

Posted on

O estilo das roupas muda muito com o passar do tempo. A cada ano surgem novas tendências tanto para homens quanto para mulheres.

Nós já mostramos aqui a impressionante evolução do biquíni durante um século. Agora, é a vez da evolução das roupas íntimas femininas nos últimos 100 anos.

O estilo dessas roupas mudou bastante durante esse longo período e, mesmo cada mulher tendo suas preferências, percebe-se que houve uma grande transformação nas roupas íntimas de uma maneira geral.

1 – Anos 1900

Nessa época as roupas íntimas eram grandes e muito justas, principalmente na cintura. Isso dava mais volume ao busto e deixava as mulheres com a cintura mais fina (e provavelmente com muito calor!).

roupas-íntimas-femininas-1

2 – Anos 1910

Essas roupas íntimas eram consideradas sensuais nos anos de 1910, sendo utilizadas geralmente pelas cortesãs (mulheres que eram amantes de homens ricos e poderosos nobres). O que era uma roupa íntima sensual nessa época, seria comparado a um vestido nos dias atuais.

roupas-íntimas-femininas-2

3 – Anos 1920

Nos anos 20 as roupas íntimas passaram a ser mais confortáveis. Os sutiãs, anáguas e combinações tornaram-se parte dos guarda-roupas femininos. As mulheres já não precisavam usar aquelas roupas íntimas grandes, super apertadas na cintura e um tanto sufocantes.

roupas-íntimas-femininas-3

4 – Anos 1930

Nos anos 30, as roupas íntimas ganharam cortes um pouco mais modernos e mais curtos, se distanciando dos modelos dos anos 1900. As mulheres utilizavam roupas íntimas que se assemelhavam a camisolas com tecido muito fino.

roupas-íntimas-femininas-4

roupas-íntimas-femininas-4-2

5 – Anos 1940

O conjunto passou a ser composto de sutiã, calcinha e uma espécie de saia. Muito mais confortável que nos anos anteriores. Nessa época também muitas mulheres utilizavam o famoso sutiã com cones (que se tornou mais conhecido quando a cantora Madonna surgiu usando um, nos anos 90).

roupas-íntimas-femininas-5

6 – Anos 1950

O estilista Christian Dior criou um novo estilo, que era uma mistura dos modelos anteriores, valorizando a cintura, o busto, e mantendo o sutiã em formato de cones. O espartilho era menor, mais limitado à cintura, e as lingeries de cor preta começaram a ganhar mais espaço.

roupas-íntimas-femininas-6

roupas-íntimas-femininas-6-2

7 – Anos 1960

Nessa época, Brigitte Bardot ditou moda em termos de lingerie. As roupas íntimas tornaram-se menos marcadas, e também mais reveladoras e sensuais, com modelos feitos de renda e transparentes.

roupas-íntimas-femininas-7

roupas-íntimas-femininas-7-2

8 – Anos 1970

Os anos 70 foram mais libertadores para as mulheres em relação às roupas íntimas. Foi quando as lingeries começaram a ganhar um formato bem menor, se aproximando dos modelos vendidos hoje. A revolução sexual trouxe minimalismo, conforto e sensualidade.

roupas-íntimas-femininas-8

roupas-íntimas-femininas-8-2

9 – 1980

Nos anos 80, surgiram mais variedades de roupas íntimas. A indústria da moda passou a dar mais atenção à esse ramo, criando peças para todos os gostos. Os modelos passaram a ser mais femininos, sofisticados e diversificados, com muita renda e seda.

roupas-íntimas-femininas-9

10 – Anos 1990

Nos anos 90 as roupas íntimas se tornaram mais sensuais do que nos anos 80, ainda com mais diversidade, principalmente de tecidos semitransparentes e rendas.

roupas-íntimas-femininas-10

roupas-íntimas-femininas-10-2

11 – Hoje em dia

Se compararmos as roupas íntimas femininas de hoje com as anteriores, percebemos uma grande mudança. As lingeries estão ainda menores, minimalistas e sensuais. Hoje também as mulheres têm mais liberdade de escolha, e podem usar o que acharem mais bonito e confortável.

roupas-íntimas-femininas-11

Fonte: Genial Guru/Fashion Gone Rogue

Gostou? Deixe seu comentário :)