8 Vezes em que impressionantes desastres naturais foram capturados por câmeras

Posted on

Que a natureza é cheia de surpresas, você já está cansado de saber. Aqui no Tudo Interessante, já publicamos vários artigos sobre como a natureza é mesmo indomável e incontrolável por nós humanos.

Os vídeos que você verá a seguir mostram de forma cabal que não somos nós que mandamos neste planeta. Muito pelo contrário, nós estamos tão vulneráveis às intempéries quanto qualquer outro ser vivo aqui residente – e isso é um pouco assustador!

1 – Tsunami de gelo, Canadá

Tsunamis são fenômenos, geralmente provocados por causas naturais, em que uma grande massa de água move-se do mar para a costa de forma devastadora, levando tudo e todos os que encontra pela frente. Mas no Canadá aconteceu algo surpreendente: por conta de ventos muito fortes, enormes placas de gelo foram carregadas do mar para a costa, numa movimentação lenta, mas não menos devastadora. Várias casas foram destruídas e ficaram soterradas pela enorme quantidade de gelo

2 – Vulcão na Ilha Branca

Whakaari, também conhecida como Ilha Branca, é uma ilha particular na costa nordeste da Nova Zelândia e abriga o vulcão mais ativo do país. Antes da erupção de dezembro de 2019, era um destino turístico popular. Apesar do aumento na atividade sísmica nas semanas que antecederam a erupção, dois grupos de turistas independentes visitaram a ilha de barco naquele dia. A erupção ocorreu quando o primeiro grupo estava saindo da ilha, lançando uma grande coluna de rochas, vapor e gás em chamas a 12.000 pés de altura. Allessandro Kauffmann filmou o barco de turismo retornando para ajudar os sobreviventes. Os esforços de resgate oficiais foram atrasados devido ao risco de mais erupções, mas três pilotos de helicóptero corajosos tentaram resgatar as vítimas, enfrentando processos judiciais posteriormente. Infelizmente, 47 pessoas ficaram presas na ilha e 22 morreram devido à erupção.

3 – Incêndios florestais da Califórnia, em 2017

Certamente, este é um dos tópicos mais impressionantes deste lista. Em 2017, incêndios devastaram a Califórnia, destruindo-a em taxas sem precedentes. Ao final da tragédia, cerca de 9.000 incêndios haviam devastado o estado, destruindo mais de 10.800 casas e causando a morte de pelo menos 46 pessoas. Os incêndios foram alimentados por um clima excepcionalmente quente no sul da Califórnia, que foi o mais quente registrado de abril a setembro daquele ano, combinado com uma precipitação extremamente baixa na área de Los Angeles, resultando em condições ideais para incêndios florestais. Os ventos secos de Santa Ana, que passaram dos 110 km/h em alguns lugares, contribuíram para sua rápida propagação.

4 – Colapso do paredão, em Capitólio, Brasil

Esta foi uma tragédia que chocou todos os brasileiros em 2021. Um passeio tranquilo acabou em tragédia quando um paredão colapsou sobre várias embarcações que estavam no local. E claro, tudo foi documentado bem de perto.

5 – Enchente em Henan, China

A cidade de Zhengzhou, capital da província, foi atingida por chuvas torrenciais que duraram três dias e foram equivalentes a um ano inteiro de precipitação. Como resultado, a cidade ficou completamente submersa. A inundação afetou a todos na província, mas aqueles que ficaram presos no subsolo do metrô enfrentaram o maior perigo, com o nível da água subindo rapidamente até o pescoço. Infelizmente, 14 pessoas morreram no metrô da cidade e muitas outras perderam suas vidas em toda a província. Vídeos mostrando pessoas sendo arrastadas pelas águas surgiram na internet. Um vídeo em particular mostra um grupo de pessoas presas em um vagão de trem com as portas fechadas enquanto a água marrom sobe rapidamente ao seu redor. Felizmente, esse grupo conseguiu escapar em segurança.

6 – Terremoto na Turquia-Síria, em 2023

Este evento é bem recente e ainda está na memória das pessoas. Em 6 de fevereiro de 2023, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região sul da Turquia, próxima à fronteira com a Síria. Apenas nove horas depois, outro terremoto de magnitude 7,5 ocorreu a 95 quilômetros a sudoeste. Esses eventos resultaram na morte de milhares de pessoas e em perdas financeiras desastrosas para os países afetados. O primeiro terremoto foi o mais mortal a atingir a Turquia, que é propensa a terremotos, em mais de duas décadas. Além disso, ele ocorreu perto de Gaziantep, no centro-sul da Turquia, onde vivem milhares de refugiados sírios e várias agências humanitárias estão localizadas. Governos do mundo todo responderam prontamente aos pedidos de ajuda internacional, enviando equipes de resgate e fornecendo assistência. Equipes procuraram pelos sobreviventes em meio aos escombros, mas somente 3 foram encontrados.

7 – Ondas traiçoeiras

Ondas traiçoeiras são muito diferentes dos tsunamis, criados pelo deslocamento de água de terremotos subaquáticos, deslizamentos de terra ou erupções vulcânicas, e não se tornam enormes até chegarem à costa. Segundo os pesquisadores, elas são geradas quando ondas menores se fundem com ondas maiores, seja devido a ventos intensos de superfície ou a mudanças nas correntes oceânicas causadas por tempestades. No entanto, os mecanismos reais subjacentes às cristas bizarras permanecem um mistério. Quando o Adonia, o navio do vídeo abaixo, entrou pela primeira vez na água em setembro de 2000, sua tripulação pensou que estava preparada para qualquer coisa. Nas imagens, os tripulantes estão concentrados nas ondas altas em frente ao navio quando são surpreendidos por uma onda violenta que os atinge pela lateral. É amplamente aceito que as ondas traiçoeiras sejam as culpadas por muitos dos estranhos desaparecimentos de navios ao longo da história. Tenso!

8 – Distraste em Alta, Noruega

Um dos maiores riscos de desastres naturais da Noruega está sob os pés dos seus cidadãos. Deslizamentos de terra são uma ameaça terrível. Como podemos ver nas imagens do Desastre de Alta, as consequências podem ser desastrosas. Na Escandinávia, a argila movediça está localizada abaixo do nível marinho, onde estava o nível do mar durante a última era glacial. Quando as camadas de gelo derreteram, partículas de argila fluíram com a água e se depositaram na água salgada ao longo da praia. Como resultado, a argila anteriormente submersa está agora acima do nível do mar. Com o tempo, a água doce subterrânea retirou o sal das camadas de argila. Isto altera significativamente as características de resistência da argila. Se essa argila ficar sobrecarregada, a massa de argila pode liquefazer-se imediatamente, fazendo com que a terra deslize. Isto pode espalhar-se por áreas enormes, causando o colapso e/ou flutuação de estruturas ao nível do solo por longas distâncias.

Gostou? Deixe seu comentário :)