10 itens surpreendentes que não eram “exclusivos de gênero” no passado

Posted on

Volta e meia as pessoas ainda se surpreendem quando veem um homem usando vestido ou saia, por exemplo. Mas, na realidade, vestidos e saias costumavam ser usados por homens no passado, bem como eles também usavam saltos altos, espartilhos e leggings. Por outro lado, muitos itens que antes eram considerados masculinos foram adotados por mulheres, embora achemos que isso é recente.

Faça uma viagem no tempo com os itens de moda abaixo, que já eram usados pelo gênero oposto muito antes de nascermos e muitas vezes representavam status, poder e muita elegância.

1 – Luís XIV da França costumava usar salto alto

Na verdade, ele não foi o único homem a fazê-lo. Naquela época, usar salto alto era sinônimo de poder. Na corte do “rei dos saltos altos”, a altura dos saltos que um nobre usava era associada à quantidade de poder que ele detinha. Os homens da nobreza egípcia também costumavam usar saltos altos, contrastando com os homens mais pobres, que andavam descalços.

2 – Os homens usavam espartilhos nos séculos 18 e 19

É estranho imaginar os homens usando espartilhos, um item que é tão associado às mulheres, mas nos séculos 18 e 19, os homens incorporaram espartilhos em suas roupas para obter uma aparência esbelta. Eles também usavam espartilhos para fins medicinais.

3 – Fedoras foram usados pela primeira vez por mulheres

O chapéu Fedora, surgiu por volta do século 19, quando a atriz francesa Sarah Bernhardt usou o modelo de feltro em um espetáculo de teatro que levava o mesmo nome do acessório. Posteriormente, esse estilo de chapéu apareceu então em muitos filmes antigos de Hollywood e passou a ser associado à masculinidade.

4 – Leggings e meias-calças eram considerados itens masculinos

Leggings foram usadas pela primeira vez por homens na idade média. Mais tarde, os homens começaram a combinar leggings com roupas curtas semelhantes a saias. As mulheres não começaram a usar itens semelhantes a leggings até o século XIX.

5 – Os homens usavam saias e vestidos regularmente até o século XIX

Até a era renascentista, homens e mulheres usavam roupas longas e largas. Túnicas eram comuns na moda masculina durante esse período. Nos séculos 14 e 15, as saias masculinas tornaram-se muito mais curtas e práticas e muitas vezes eram combinadas com meias ou calças justas.

6 – Homens e mulheres costumavam usar calças antes da Idade Média

Antigamente, muitas mulheres de diferentes culturas usavam calças por motivos práticos. Somente na idade média as calças se tornaram um tabu para as mulheres. A partir do século XIX, as calças voltaram a fazer parte do guarda-roupa feminino.

7 – Relógios de pulso costumavam ser um item feminino

Acredita-se que o primeiro relógio de pulso foi feito para a rainha de Nápoles no século XIX. Durante o século seguinte, muitas mulheres nobres usavam relógios de pulso, enquanto os homens os consideravam itens femininos e preferiam relógios de bolso. Os relógios de pulso começaram a ser usados pelos homens no século 20 e depois disso rapidamente se tornaram associados à masculinidade.

8 – Os homens usaram maquiagem várias vezes ao longo da história

Os faraós usavam uma espécie de delineador nos olhos. para comunicar seu status e posição social. Homens ricos ao longo da história continuaram a usar algum tipo de maquiagem até o período vitoriano, quando isso foi considerado “vulgar e indecente”.

9 – O rosa era considerado uma cor masculina

Como o vermelho era associado à força e à paixão, e o rosa era considerado um vermelho mais claro, também era considerado uma cor forte e masculina. Embora homens e mulheres pudessem usar rosa, foi considerado mais apropriado para meninos e rapazes. Foi apenas no século XIX que os homens começaram a usar roupas mais escuras e o rosa tornou-se uma “cor feminina”.

10 – Inicialmente, as bolsas eram usadas por homens

Na idade média e no período renascentista, os homens usavam espécies de bolsas para guardar moedas, alimentos e pertences pessoais. Após a introdução de bolsos nas roupas, as bolsas eram cada vez menos necessárias, mas os homens da nobreza ainda as carregavam para mostrar seu status.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)