10 Fatos sobre o corpo humano que mudarão sua percepção sobre si mesmo

Posted on

O nosso corpo é repleto de detalhes específicos para que possa funcionar corretamente, e com certeza há fatores sobre ele que nem imaginamos. Ainda bem que a ciência existe, e a cada dia que passa os cientistas descobrem coisas novas e interessantes sobre o corpo humano. Veja abaixo alguns fatos surpreendentes sobre nossos corpos que farão você se olhar com um pouco mais de atenção.

1 – O fígado masculino pode se tornar “feminizado” quando danificado

Uma pesquisa recente mostrou que o fígado de homens e camundongos pode mudar de sexo quando sofre danos. Embora isso pareça um pouco estranho, basicamente, o fígado pode alterar o relógio circadiano e alterar alguns hormônios para se proteger melhor ao enfrentar uma dieta rica em gorduras, por exemplo. Pesquisadores acreditam que a natureza protetora do hormônio feminino estrogênio seja o principal fator desse processo.

2 – Carregamos cerca de 200 gramas de bactérias em nossos corpos

De acordo com pesquisas, tomando um “homem de referência de 70 kg”, o número de bactérias no corpo é considerado o mesmo que o número de células humanas em nós, calculado matematicamente como 3,8 x 1013. No entanto, a massa das células bacterianas é de apenas 0,2 kg ou 200 gramas. Para se ter uma ideia, é o mesmo que cerca de 4 barras de Snickers.

3 – O que comemos pode alterar nossos genes

Os macronutrientes dos alimentos, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, se decompõem no corpo para nos fornecer energia. Esses produtos decompostos acionam ainda mais mudanças genéticas no genoma, alterando assim o nosso DNA e o das próximas gerações.

4 – Ácaros que se alimentam de sebo vivem em nossos rostos

Todos nós temos muitos ácaros minúsculos vivendo nos poros do nosso rosto. Eles são pequenos demais para serem vistos a olho nu, são chamados de Demodex e se alimentam de sebo. Eles explodem no final de seu ciclo de vida, e acredita-se que as fezes causem uma reação imunológica e rosácea.

5 – Olhos azuis são mais raros agora, mas um laser pode mudar a cor dos olhos

Os genes que decidem a cor dos olhos preferem qualquer outra cor ao azul, então os olhos azuis estão se tornando mais raros a cada dia. A boa notícia é que hoje existe um processo a laser de 20 segundos que transforma os olhos castanhos em azuis. Por enquanto, devido aos riscos, ele é proibido na maioria dos países.

6 – Sons de baixa frequência podem nos deixar doentes

Sons de baixa frequência são aqueles que não podemos ouvir (abaixo de 20 Hz), mas que ainda podemos perceber em algum nível. Pesquisas revelam que estamos expostos a muito “infrassom”, como é chamado, e a exposição a longo prazo pode nos deixar doentes. Os sintomas incluem fadiga, dores de cabeça, problemas de visão, tontura e irritabilidade.

7 – Nem todos temos o mesmo número de músculos

As pessoas não têm o mesmo número de músculos, e isso não significa ser mais forte. Muitas pessoas têm um músculo do antebraço chamado palmar longo, enquanto outras não. Cerca de 13% das pessoas não têm um músculo abdominal chamado piramidal, e apenas 8% têm um músculo peitoral extra chamado músculo esternal.

8 – O cérebro humano tem seu próprio sistema de drenagem

Nossos corpos têm um sistema de resíduos muito eficiente, com o sangue carregando tudo o que precisa ser levado para os demais órgãos. Em relação ao cérebro, os pesquisadores examinaram os cérebros das pessoas sob ressonâncias magnéticas e viram que durante o sono não REM, a parte mais profunda do ciclo do sono, ondas de líquido cefalorraquidiano lavam o cérebro e o livram de toxinas. Em outro experimento, os pesquisadores também escanearam os cérebros de 81 pacientes com epilepsia, para mostrar estruturas linfáticas que atravessam o cérebro e direcionam o fluxo de resíduos para fora do crânio através dos gânglios linfáticos no pescoço. Assim, o cérebro tem um mecanismo de limpeza automática.

9 – O cérebro tem um botão liga-desliga

Existe uma área do cérebro conhecida como “claustrum” que mantém um botão liga-desliga, a chave para a consciência humana. Pesquisadores fizeram experimentos em uma mulher com epilepsia, estimulando essa área. Ela entrou em estado catatônico e quando a área foi estimulada novamente, ela acordou, com um lapso de memória daquele momento.

10 – Os idosos sofrem perda óssea de 1-2% a cada ano

À medida que envelhecemos, também começamos a perder massa muscular e óssea, especialmente depois dos 50 anos. Há uma perda óssea de 1 a 2% nos idosos a cada ano, então cada década faz uma diferença enorme na saúde óssea. Uma maneira de evitar qualquer quebra, devido a ossos enfraquecidos, é atingir sua cota de cálcio.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)