24 Trágicos acontecimentos mundiais que poderiam ter mudado a vida na Terra para sempre

Posted on

O mundo pode acabar num piscar de olhos, afinal, não podemos controlar a natureza nem alguns acontecimentos inusitados do universo. Mas o fato é que poucas pessoas param para pensar nisso realmente, até porque não é uma das melhores coisas para se pensar.

Depois da pandemia de Covid-19 e da Guerra entre Rússia e Ucrânia, é importante pensar que as coisas podem mudar drasticamente de um dia para o outro. Um exemplo disso são alguns acontecimentos trágicos do nosso passado que marcaram a Terra de uma forma inestimável, causando estragos e ameaçando significativamente a vida como a conhecemos.

1 – Um OGM que quase destruiu todas as plantas

Um organismo geneticamente modificado chamado Klebsiella Planticola estava sendo desenvolvido por uma empresa europeia para ser utilizado no solo. A empresa queria comercializar o produto em massa, mas logo alguns cientistas fizeram um teste no organismo e descobriram que ele, se liberado, destruiria toda a vida vegetal terrestre. Ainda bem que ele foi impedido de ser comercializado e o mundo foi salvo da fome em larga escala.

2 – 4581 Asclépio

Em 1989, dois astrônomos descobriram uma rocha espacial de 300 metros vindo em direção à Terra. Felizmente, a Asclépio errou por pouco. Se tivesse realmente atingido a Terra, teria sido doze vezes mais danosa do que uma bomba nuclear, e já podemos imaginar o que teria ocorrido.

3 – Erro de microchip do NORAD

Em 1980, o NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) emitiu um aviso de que a União Soviética havia lançado um ataque nuclear aos Estados Unidos, o que faria com que Washington fosse destruída em minutos. O conselheiro de segurança da época já iria dizer ao presidente para lançar um contra-ataque quando recebeu uma ligação que informava que tudo se tratava de um engano causado por um defeito no chip de computador do NORAD.

4 – Mensagem de Fim do Mundo do NORAD

Mais um erro do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte. O NORAD configurou um sistema de comunicação de emergência para agências de notícias de rádio e televisão se houvesse um ataque iminente vindo da União Soviética. Em 1971, eles enviaram a notificação de ação de emergência virtualmente informando que o mundo estava prestes a acabar porque a União Soviética havia lançado armas nucleares. Felizmente, tudo se tratou de um erro.

5 – Varíola

No século 20, 500 milhões de pessoas morreram de varíola. Antes disso, essa terrível doença eliminou boa parte da população americana. Em 1980, a Organização Mundial da Saúde declarou a doença erradicada graças a vacinação.

6 – Explosão das Cataratas de Idaho

O primeiro acidente atômico fatal do mundo ocorreu em Idaho, Estados Unidos, em 1961, quando uma usina foi destruída após a remoção manual de uma haste de controle. Altos níveis de radiação foram detectados no local, e depois foram, felizmente, contidos. As pessoas que morreram no incidente foram posteriormente enterradas em caixões de chumbo devido às altas quantidades de exposição à radiação.

7 – Meteoro de Chelyabinsk

Em 2013, um meteoro de dez toneladas cruzou o céu sobre a Rússia a 53.108 km/h. O tamanho, peso e velocidade do meteoro o tornaram igual em poder a uma bomba nuclear quando atingiu o solo. O choque do meteoro feriu 1.100 pessoas. Felizmente, nenhuma área altamente povoada foi atingida.

8 – Supervulcão Toba

Cerca de 74.000 anos atrás, o supervulcão Toba entrou em erupção no que hoje é a Indonésia, expelindo cerca de 2.800 de quilômetros cúbicos de magma, dispersando uma enorme quantidade de cinzas pelo Oceano Índico, Península da Índia e Mar da China Meridional, e diminuindo drasticamente a quantidade de humanos na Terra. Hoje, os cientistas sabem que a erupção de um supervulcão poderia tirar a humanidade do mapa.

9 – Simulação de evento nuclear do NORAD

Um dos mais absurdos incidentes envolvendo o NORAD foi em 1979, quando um técnico inseriu uma fita de treinamento no sistema de computador NORAD, simulando um evento nuclear da vida real, provocando alguns enganos. Na época, as tensões entre os EUA e os soviéticos eram baixas e o erro foi descoberto a tempo.

10 – Acidente em Chernobyl

Em 1986, um colapso da usina nuclear aconteceu em Chernobyl, na Ucrânia, liberando uma quantidade enorme de material radioativo no meio ambiente. Para conter a destruição e contaminação, as autoridades despejaram areia e boro por cima do local; então eles o cobriram com uma estrutura temporária de concreto chamada “sarcófago”. Acreditem, este acidente que já foi bastante trágico, poderia ter tido consequências muito mais catastróficas a nível mundial.

11 – O Evento Carrington

A tempestade solar de 1859, apelidada de Evento Carrington, atingiu a magnetosfera da Terra provocando uma das maiores tempestades geomagnéticas já registradas. A explosão solar derrubou o equipamento de telégrafo da Terra, que naquela época ainda era fundamental para a transmissão de comunicações.

12 – Terremoto de Shaanxi

Em 1556, a China passou por um terrível terremoto que matou cerca de 830.000 pessoas e é considerado um dos piores terremotos de todos os tempos. Embora não tenha sido o terremoto mais forte, atingiu uma área densamente povoada com prédios mal construídos.

13 – Tempestade Solar de 2012

Em 2012, uma tempestade solar extrema, a mais poderosa em 150 anos, quase atingiu a Terra. Os cientistas afirmaram que se estivéssemos no lugar errado na hora errada, tal incidente teria devastado nossa rede elétrica e custaria mais de US $ 2 trilhões para reparar.

14 – Incidente do foguete norueguês

Em 1995, os sistemas de radar russos detectaram um míssil vindo sobre uma de suas fronteiras. Acreditando que se tratava de um ataque, eles enviaram sinais para se prepararem para a guerra. No entanto, a Rússia descobriu (a tempo, ainda bem) que o foguete era um experimento científico norueguês que estudava a aurora boreal.

15 – A crise dos mísseis cubanos

A Crise dos Mísseis de Cuba é talvez um dos eventos mais conhecidos da Guerra Fria. Com a Rússia formando uma base de mísseis nucleares em Cuba, os americanos logo ficaram alertas se preparando para um ataque iminente. Após treze dias de conflitos diplomáticos, Kruschev, ex-primeiro-ministro da União Soviética, anunciou que retiraria as armas nucleares de Cuba.

16 – Alarme falso nuclear soviético de 1983

A União Soviética, em 1983, recebeu notificações de que vários mísseis americanos estavam indo em sua direção. Um homem chamado Stanislav Petrov estava de serviço na época e teve que tomar a decisão de enviar os dados pela cadeia de comando ou ignorá-los. Desconfiando que algo estava errado, ele optou por ignorá-los, e sua decisão ajudou a evitar um desastre nuclear.

17 – Cometa Bonilla

Em 1883, o astrônomo mexicano José Bonilla viu 450 objetos celestes passando pela face do sol. Tratava-se de um cometa que errou por pouco a Terra e poderia facilmente ter eliminado toda a vida no planeta.

18 – Bomba de hidrogênio lançada acidentalmente

Em 1957, uma bomba de hidrogênio muito poderosa caiu acidentalmente de um bombardeiro sobre Albuquerque, Novo México. Felizmente, ela caiu em uma área desabitada e ninguém ficou ferido ou morto.

19 – Vulcão Monte Tambora

Em erupção em 1815, o Monte Tambora explodiu 12 milhas cúbicas de gases, poeira e rocha na atmosfera. Também lançou um tsunami que acabou matando 10.000 pessoas. Além disso, nublou a maior parte da Terra, causando meses de temperaturas mais frias da América do Norte à Europa.

20 – Cometa Hyakutake

Em 1996, o cometa Hyakutake passou muito perto da Terra. Foi um dos momentos mais próximos que um cometa chegou ao nosso planeta em mais de 200 anos, e por pouco não sofremos um enorme estrago.

21 – A gripe espanhola

A gripe espanhola foi uma das doenças mais mortais da história, matando mais pessoas do que a Primeira Guerra Mundial: entre 20 a 40 milhões.

22 – Extinção do Cretáceo-Paleogeno

Milhões de anos atrás, um cometa eliminou os dinossauros, amonites e plantas, causando uma extinção em massa. Um dos grandes mistérios é: por que alguns animais sobreviveram e outros morreram?

23 – Exercício de Able Archer 83

Em 1983, um exercício ultrassecreto da OTAN e dos Estados Unidos foi realizado para simular como um ataque à Europa pela União Soviética poderia levar a um ataque nuclear dos EUA. Os soviéticos detectaram sua atividade e imediatamente entraram em alerta máximo, acreditando que os Estados Unidos estavam se preparando para a guerra. Nenhum dos lados sabia que ambos os países estavam a momentos de começar a Terceira Guerra Mundial até que o programa Able Archer terminasse.

24 – Peste Negra

A Peste Negra foi uma das epidemias mais terríveis que já ocorreu no mundo, matando mais de 50 milhões de pessoas entre 1346 e 1353 (60% da população total da Europa na época), provocando um efeito devastador que perdurou por muitos anos.

Fonte: List 25

Gostou? Deixe seu comentário :)