A Finlândia é um país realmente diferenciado do restante do mundo: é um lugar onde as pessoas adoram a individualidade e o espaço pessoal, onde há esportes exóticos e o lugar que mais consome leite no mundo. Junte a isso tudo paisagens incríveis e uma natureza de tirar o fôlego, além de alguns costumes bastante curiosos.
Veja abaixo alguns fatos sobre a Finlândia que podem mostrar uma nova percepção sobre esse país tão único, e que você não verá nos livros de geografia.
1 – Eles têm seu próprio personagem de conto de fadas
Trata-se dos Moomins. Essas criaturas míticas habitam um lugar arborizado conhecido como Moominvalley. Seu personagem principal é Moomintroll, um bichinho branco e peludo parecido com um hipopótamo. Nas casas finlandesas, é comum ver a entrada guardada por um Moomin de neve, ou encontrar canecas e outros objetos decorados com esse tema.
2 – É um dos melhores lugares do mundo para observar a aurora polar
A aurora polar é um fenômeno luminescente que pode ser visto à noite, geralmente em áreas polares. Nos outros lugares, é raro poder observar tal fenômeno, mas na Finlândia, a aurora polar é vista aproximadamente por 200 noites por ano.
3 – Concurso de arremesso de botas de borracha
A Finlândia costuma fazer algumas competições excêntricas, como o concurso de sentar em formigueiros, o arremesso de celular, o campeonato de matar mosquitos e o arremesso de botas de borracha (como se pode imaginar, ganha aquele que joga a bota mais longe).
4 – Finlandeses adoram leite
A Finlândia consome a maior quantidade de leite per capita do mundo. Os locais bebem leite não apenas no café da manhã, mas também no lanche, no almoço e no jantar, e até o misturam das maneiras mais estranhas possíveis. Um dos pratos mais tradicionais do país é preparado com morcela, compota de mirtilo e leite.
5 – Nada de doces no café da manhã
É incomum na Finlândia incluir geleia, bolos ou cereais com açúcar no café da manhã. Em vez disso, é mais comum encontrar manteiga, queijos, frios e legumes sobre um sanduíche aberto feito com pão de centeio e vegetais.
6 – O espaço pessoal é sagrado
As pessoas nunca ficam muito próximas, principalmente no transporte coletivo e nas paradas de ônibus. Os finlandeses não gostam que invadam o seu espaço pessoal. Até mesmo dentro do ônibus, eles preferem sentar-se sozinhos ou esperar outro ônibus, em vez de dividir o assento com outra pessoa.
7 – Eles não gostam tanto de perfumes
Ao contrário de outros europeus, os finlandeses não gostam muito de perfumes, principalmente os mais fortes. Eles preferem fragrâncias naturais ou produtos sem perfume.
8 – Os finlandeses adoram saunas
Existem mais de 3 milhões de saunas em todo o país – considerando que a população da Finlândia é de apenas 5,5 milhões, esse é um número significativo. Atualmente, estima-se que cerca de 90% dos finlandeses vão à sauna pelo menos uma vez por semana.
9 – Na escola primária, as crianças não são avaliadas por notas
A educação na Finlândia é muito diferente da educação no restante do mundo. Por exemplo, os professores e pais finlandeses não querem que seus filhos ou alunos vão à escola para competir pelas melhores notas. Além disso, eles argumentam que cada criança aprende em velocidades muito diferentes em seus primeiros anos e que dar uma nota seria injusto. É por isso que essas crianças não recebem uma nota por suas avaliações na escola primária. Além disso, elas também não usam uniforme.
10 – Finlandeses são grandes inventores
Muitos dos produtos e serviços que usamos hoje foram inventados pelos finlandeses, como, por exemplo, o SMS, o primeiro navegador de internet, o telefone Nokia, o escorredor de pratos e a tesoura Fiskars.
11 – Comida grátis nas florestas
Três quartos do país são cobertos por florestas. Há uma característica muito especial nesses lugares: todos podem pegar a comida que encontram lá enquanto caminham. Isso tem a ver com o direito finlandês de todos desfrutarem da natureza, independentemente de quem é o proprietário da área. Além disso, é possível acampar e estacionar um carro ou um barco durante a noite, mesmo que o terreno pertença a outra pessoa.
12 – Cultura de reciclagem
A Finlândia é um país muito consciente sobre a importância da reciclagem. Na maioria dos lares, e mesmo em hotéis, os resíduos são separados antes de serem levados para os contentores. Os hotéis finlandeses têm lixeiras em todos os quartos.
13 – Cartola e espada para quem conclui o doutorado
Na Finlândia, quem obtém o doutorado recebe uma espada e um chapéu durante a cerimônia de formatura. O presente simboliza a liberdade de pesquisa e a luta pelo que é bom, justo e verdadeiro.
14 – Caixa de maternidade
O governo finlandês oferece às gestantes uma caixa de maternidade. Trata-se de um kit com 64 itens com tudo o que é necessário para a mãe e o bebê recém-nascido, como roupinhas, fraldas, itens de higiene e até um espaço para o bebê dormir nos primeiros meses.
Fonte: Bright Side
Gostou? Deixe seu comentário :)