12 Fatos peculiares sobre a Islândia que acabam surpreendendo quem é de fora

Posted on

A Islândia é uma ilha vulcânica com paisagens de tirar o fôlego e uma população pequena, de apenas 366.000 habitantes. Conhecido por ser o país mais feliz do mundo e também por ser a terra dos vikings, esse país nórdico tão incrível possui várias peculiaridades que vão muito além de sua natureza e seus duendes. Confira abaixo algumas curiosidades sobre a Islândia que farão você ficar fascinado pelo país e querer conhecê-lo o quanto antes.

1 – É um dos países mais ecológicos do mundo

A capital Reykjavík recebeu vários prêmios de preservação do meio ambiente, como o prêmio de cidade mais verde do mundo pelo Green City Times e o Prêmio Nórdico de Natureza e Meio Ambiente. Grande parte da energia da Islândia vem de recursos renováveis, o que a faz ser menos dependente de combustíveis fósseis.

2 – Este é o último combo do McDonald’s vendido na Islândia, em 2009

Este ano, faz 13 anos que a rede de restaurantes McDonald’s se retirou da Islândia, motivada pelos altos custos de importação e pela crise econômica de 2008. Um homem decidiu comprar um hambúrguer e colocá-lo em exposição. Mais de uma década depois, o combo parece indestrutível.

3 – A Islândia possui a espécie de cavalo mais pura do mundo

Existe apenas um tipo de cavalo na Islândia, que é semelhante aos pôneis, de baixa estatura e forte. Esses cavalos podem ser encontrados por todo o país, sendo uma das raças mais puras do mundo.

4 – A Islândia tem a maior plantação de banana da Europa

A Islândia tem a maior plantação de banana da Europa. Os islandeses se orgulham de sua produção de frutas e vegetais, pois seus métodos de cultivo são ecologicamente corretos. Inclusive, suas plantas são regadas com a água mais pura do mundo, livre de produtos químicos.

5 – Os recém-nascidos não podem receber qualquer nome

Os islandeses têm muito orgulho de sua cultura, por isso é muito importante para eles regular os nomes como forma de preservar sua identidade cultural. Existe um comitê de nomes que é responsável por verificar se os nomes próprios escolhidos pelos pais são apropriados antes de autorizá-los.

6 – Muitos islandeses acreditam em goblins e trolls

Mais da metade da população islandesa acredita na existência dessas criaturas. Há uma escola de goblins (criaturas parecidas com duendes) onde você pode aprender sobre gnomos, anões, fadas, trolls, espíritos das montanhas, assim como outros seres míticos. Além disso, há pequenas casas goblins integradas à paisagem em todo o país.

7 – Os pais costumam deixar seus bebês dormirem ao ar livre

Apesar de causar certa estranheza nos turistas, é uma tradição nos países nórdicos deixar os bebês dormirem ao ar livre, mesmo em temperaturas abaixo de zero. Acredita-se que os ventos frios fortalecem o sistema imunológico das crianças. Embora possa parecer inseguro, não é, pois a Islândia é um dos países mais seguros do mundo.

8 – Há mais ovelhas do que pessoas

Na Islândia existem 800.000 ovelhas e 364.000 habitantes, o que significa que há pelo menos 2 ovelhas por pessoa. As ovelhas de lá são fortes e resistentes devido às condições ambientais e muito apreciadas pela sua carne e lã.

9 – Os islandeses adoram livros e é uma tradição dá-los no Natal

Os islandeses amam ler e escrever livros. A Islândia é o país com mais escritores, obras publicadas e livros lidos per capita: pelo menos uma em cada dez pessoas publica uma obra literária. Além disso, é tradição no Natal as pessoas trocarem livros como presentes.

10 – Não há mosquitos no país

Os mosquitos não sobrevivem na Islândia pois as rápidas mudanças climáticas impedem que seu ciclo de vida se complete. O que é uma grande vantagem, já que mosquitos são vetores de várias doenças.

11 – Skyr, o “superalimento viking”

Skyr é uma sobremesa láctea típica islandesa feita à base de iogurte ou cream cheese. É consumido há mil anos e, há pouco mais de 10 anos, ganhou popularidade também em outros países. Tem sido chamado de “superalimento” porque é uma ótima fonte de proteína, não tem gordura e tem baixo teor de açúcar.

12 – Os islandeses não têm Papai Noel, eles têm “yule lads”

Os yule lads visitam as crianças islandesas por 13 dias antes da noite de Natal. A história vem de um conto popular em que uma ogra chamada Grýla desce das montanhas com seus 13 filhos trolls para levar as crianças que não se comportaram bem. A crença foi adaptada para que as crianças, em vez de se assustarem, recebam presentes todos os dias em um sapato que deixam na janela para esse fim.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)